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São Paulo, outubro de 2024 – A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos momentos mais aguardados por milhões de estudantes em todo o Brasil. Além de testar conhecimentos em diferentes áreas, a redação se destaca como uma das etapas mais importantes do exame, com um peso significativo na nota final. Escrever uma redação que alcance a nota máxima, porém, não é tarefa fácil. Exige preparação, conhecimento das exigências do exame e habilidade para argumentar de forma clara e objetiva – além de muita concentração por parte dos candidatos.
 

Para ajudar os alunos nessa jornada, conversamos com Marcelo Donatti, por muitos anos professor de redação e atual diretor do Ensino Médio do Campus Vila Andrade do Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo. Com 25 anos de experiência na orientação de estudantes, Marcelo Donatti compartilha dicas valiosas para quem deseja conquistar a tão sonhada nota 1.000 na redação do Enem.
 

“Para alcançar a nota máxima na redação do Enem, é preciso mais do que apenas talento para escrever. A preparação envolve prática regular, leitura constante, atenção ao comando do enunciado e um equilibrado planejamento estratégico antes de começar a escrever”, afirma Marcelo.

Entenda a estrutura da redação dissertativo-argumentativa

O Enem exige dos candidatos a produção de um texto dissertativo-argumentativo, no qual é preciso expor uma tese e defender um ponto de vista com argumentos consistentes e estruturados. “O estudante deve entender que não basta apenas ter uma opinião sobre o tema, mas saber como fundamentar seu ponto de vista de forma lógica e com base em informações concretas”, explica Marcelo.
 

Segundo o professor, a estrutura básica da redação inclui introdução, desenvolvimento e conclusão. “Na introdução, é importante apresentar a tese de forma clara, sem rodeios. O desenvolvimento deve trazer argumentos bem elaborados e coerentes, sempre com embasamento em dados, fatos ou exemplos marcantes. Já na conclusão, o candidato precisa propor uma intervenção, uma solução exequível para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”, detalha Marcelo.

Atenção às cinco competências avaliadas

A correção da redação do Enem é baseada em cinco competências, cada uma valendo até 200 pontos. Marcelo orienta os candidatos a trabalhar cuidadosamente todas elas no texto:
 

1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.

2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento.

3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos.

4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

5. Elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
 

“Conhecer essas competências é fundamental, pois elas guiam o corretor na avaliação da redação. O aluno deve se perguntar: ‘Minha redação está clara? Eu desenvolvi bem meus argumentos? A proposta de intervenção é viável e respeita os direitos humanos?’. Se o estudante se concentrar nessas questões, as chances de sucesso aumentam consideravelmente”, orienta Marcelo.

A importância da leitura e da prática constante

Um erro comum entre os candidatos é achar que a redação pode ser bem-sucedida sem prática prévia. “Escrever bem é um exercício diário. Quanto mais o aluno treina, mais natural fica a produção textual. E não basta apenas praticar a escrita, é preciso ler muito, de modo crítico. A leitura amplia o repertório sociocultural do candidato, o que é essencial para construir bons argumentos e contextualizar melhor o tema proposto”, afirma Marcelo.
 

Ele recomenda que os alunos leiam jornais, revistas, sites de notícias e obras literárias, especialmente as clássicas, além de se manterem atualizados sobre os principais temas da atualidade. “O Enem sempre aborda questões sociais, ambientais e políticas. Quem está bem informado sai na frente na hora de argumentar de forma consistente. Recomendo explorar várias fontes de informação, desde as redes sociais e os noticiários até conversas com a família e com os professores. A variedade enriquece o vocabulário e os pontos de vista sobre um assunto”, diz o professor.

Cuidado com as pegadinhas no comando da questão

Marcelo Donatti também alerta para o cuidado na interpretação do comando da proposta de redação. “Muitos alunos acabam fugindo do tema porque não leem com atenção o que é pedido. Às vezes, uma palavra ou expressão específica no enunciado pode direcionar o candidato para um enfoque que não é o mais adequado. Por isso, é fundamental que o aluno entenda exatamente o que o tema está pedindo”, ressalta.
 

Marcelo também reforça que a fuga ao tema é um dos erros que mais comprometem a nota dos candidatos. “Se a redação se afasta claramente do tema ou tangencia a proposta, o corretor pode atribuir uma nota baixa ou até mesmo zerar a redação”, alerta.

Desenvolva um planejamento antes de começar a escrever

Muitos estudantes, ansiosos com o tempo, começam a escrever sem fazer um planejamento prévio. Marcelo destaca que isso pode significar um grande risco. “O planejamento é essencial. Antes de começar a redigir, o aluno(a) deve organizar suas ideias em um rascunho, pensar na tese que vai defender, nos argumentos e exemplos que utilizará e na proposta de intervenção. Isso evita que o texto fique confuso ou com lacunas argumentativas”, aconselha.
 

Marcelo também ressalta que o planejamento ajuda a manter o foco no tema e a não se perder durante a escrita. “Com o esboço pronto, o candidato consegue manter a coesão e coerência ao longo do texto, além de assegurar que todas as competências sejam atendidas”, complementa.

Não deixe a revisão de lado

Um dos momentos mais importantes na produção de uma redação de qualidade é a revisão. “O ideal é que o aluno reserve um tempo ao final da prova para revisar o texto com calma, buscando corrigir eventuais erros gramaticais, problemas de pontuação ou falta de clareza em algumas partes. Muitas vezes, detalhes como esses fazem a diferença entre uma redação boa e uma redação excelente”, pontua Marcelo.
 

O professor sugere que, durante a revisão, o candidato faça a leitura em voz baixa, para perceber melhor possíveis falhas de construção ou lapsos de sentido. “Às vezes, ao ler em voz alta, o aluno percebe que algo não está soando bem. Diante de algum ponto em desalinho, basta promover o ajuste. Isso é especialmente importante para corrigir problemas de coesão textual”, sugere.

Atenção ao limite de linhas

Outro erro recorrente, segundo o professor, é ultrapassar o limite de 30 linhas ou não aproveitar todo o espaço disponível. “Muitos alunos escrevem muito além do permitido ou ficam com um texto muito curto, sem desenvolver bem as ideias. O ideal é usar as 30 linhas de forma inteligente, garantindo que o texto esteja bem estruturado e completo. Um texto mais curto pode deixar de abordar pontos importantes, e um texto muito longo será penalizado se extrapolar o limite”, adverte Marcelo.

Cuidado com clichês e generalizações

Por fim, Marcelo chama a atenção para o uso de clichês e generalizações. “Frases feitas ou argumentos batidos prejudicam a originalidade do texto. O Enem valoriza uma redação que traga um olhar crítico e reflexivo sobre o tema. Por isso, é importante que o aluno evite repetir ideias comuns ou sem profundidade, optando por argumentos mais elaborados e bem fundamentados”, finaliza o professor.

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, com campus em São Paulo e Valinhos, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de “Exzellente Deutsche Auslandsschule”, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Apple Distinguished School; a da Microsoft Education; e a do Programa das Escolas Associadas da Unesco. Em 2022, o Colégio Porto Seguro passou a ser reconhecido como uma Escola Internacional com opções de currículo Internacional e Bilíngue, conforme o termo de acordo internacional com o governo da Alemanha.

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