Manaus (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida, deve mudar de partido nos próximos meses. A confirmação da saída do político do atual partido, o Avante, já vem sendo ventilada nos bastidores da política amazonense.
O Avante não conseguiu eleger número suficiente de deputados federais para ter direito ao Fundo Eleitoral e nem terá tempo de TV e rádio. No Amazonas, por exemplo, o partido não elegeu nenhum deputado federal, seu principal nome era o presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis que obteve 62540 votos, enquanto o ex-líder do prefeito Marcelo Serafim obteve 16.544 votos.
O grupo político de David Almeida avalia a ida para o partido Progressista atualmente comandado pelo vice-prefeito, Marcos Rotta.
Rotta afirmou em entrevista ao portal RealTime1 que assumiu a presidência da legenda sabendo que David Almeida poderia comandá-la futuramente. O senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do partido e ministro-chefe da Casa Civil de Jair Bolsonaro (PL), convidou formalmente o prefeito de Manaus para ingressar no Progressistas.
O ingresso de Marcos Rotta como presidente do partido foi uma articulação de David Almeida, que colocou o PP no arco de alianças de Wilson Lima durante sua campanha pela reeleição ao governo do Amazonas.
“Ano que vem, o David deve tomar uma decisão com relação ao convite. O partido está pronto, reorganizado, alinhado para que a gente possa ter no nosso partido um quadro do porte do prefeito”, afirmou Rotta.
David chegou no Avante um ano antes das eleições municipais de 2020. No ano seguinte, na eleição, Almeida conseguiu conquistar o mandato de prefeito e ainda eleger três vereadores e reeleger o presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador David Reis. Nas eleições deste ano, além de conseguir eleger uma bancada de quatro deputados estaduais pelo partido, ele emplacou o vice-governador na chapa de Wilson Lima.