A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (2/6), a Operação Azougue, com o objetivo de colher elementos probatórios sobre o contrabando internacional de mercúrio e as rotas utilizadas para a interiorização da substância no Brasil, especialmente no estado do Amazonas.
A investigação teve início após a apreensão, em abril de 2025, de dois vasilhames contendo, aproximadamente, 50 kg de mercúrio, substância tóxica amplamente utilizada em áreas de garimpo ilegal. A partir da apreensão, foram identificados indícios da existência de uma cadeia de fornecimento clandestino destinada ao abastecimento de atividades ilícitas na região amazônica.
Na ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas físicas na cidade de Manaus. Os investigados poderão responder pelos crimes de contrabando de mercúrio e de transporte de substância tóxica.
CONTEÚDO ESTRATÉGICO REMADOR
Eletricista recebe descarga de alta tensão e é transferido em estado gravíssimo para Manaus
Onde comer na Ilha? Conheça o roteiro gastronômico completo do Portal Remador em Parintins
Roberto Cidade leva mutirão do ‘Governo Presente’ a Iranduba e anuncia investimentos de R$ 5,7 milhões no setor rural
Tadeu de Souza ressalta impacto do Auxílio Estadual Permanente na vida de famílias do Amazonas
