A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), apresentou neste sábado (2/8) o balanço do primeiro mês da força-tarefa contra lixeiras viciadas. Entre os dias 1º e 31 de julho, foram eliminados 1.218 pontos de descarte irregular e recolhidas cerca de 5.000 toneladas de lixo, encaminhadas ao Aterro Sanitário Municipal.
O trabalho percorreu 45 bairros, com maior volume na segunda quinzena de julho, quando 726 lixeiras irregulares foram removidas e mais de 3.300 toneladas de resíduos recolhidos — contra 456 pontos e 1.200 toneladas na primeira quinzena.
Missão dada pelo prefeito
De acordo com o titular da Semulsp, Sabá Reis, a ação segue determinação do prefeito David Almeida, que tem cobrado firmeza no combate ao descarte irregular.
“O prefeito nos deu a missão de eliminar as lixeiras viciadas e conscientizar a população. Esses números mostram que, com planejamento e dedicação, estamos avançando na limpeza da cidade”, afirmou Sabá.
Ele também destacou os impactos ambientais da prática. “Além de atrair vetores de doenças, o lixo acaba nos igarapés e no rio Negro, aumentando a poluição das nossas águas”, alertou.
População reconhece, mas cobra consciência
Moradores das zonas Leste, Norte e Sul elogiaram a ação da prefeitura, mas reforçaram a importância de conscientização da própria população.
Maria das Graças Soares, 56, do Tancredo Neves, relatou alívio com a retirada da lixeira ao lado da escola local. “Mas a mudança depende de todos. Tem coleta quase todo dia, e ainda jogam lixo na rua.”
No conjunto Viver Melhor, José Ferreira, 72, reclamou de moradores de outros bairros que descartam sacos de lixo durante a madrugada. “A prefeitura faz a parte dela. Falta agora cada um fazer a sua.”
Já a aposentada Ana Lúcia, da Colônia Santo Antônio, elogiou a presença das máquinas de limpeza, mas cobrou mudança de postura. “Ver a limpeza é um alívio. Mas enquanto tiver quem jogue lixo em qualquer canto, não adianta.”
Educação ambiental e serviços gratuitos
Além da limpeza, a Semulsp reforça o uso de serviços como coleta agendada para grandes objetos e os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que funcionam gratuitamente.
“Nosso papel não é só retirar o lixo, mas educar e oferecer alternativas sustentáveis”, reforçou o secretário Sabá Reis.
CONTEÚDO ESTRATÉGICO REMADOR
Escola municipal de Manaus inspira Guia de Educação Integral do MECA
Prefeito Renato Junior faz tour pelas 11 “Ruas da Copa” oficiais de Manaus
Ageman notifica Zona Azul por ausência de placas de sinalização em vagas para PcDs e idosos
Renato Junior fiscaliza concretagem da nova passarela da Torquato Tapajós e anuncia ampliação de altura para evitar novos acidentes
