Manaus (AM) – Durante a Sessão Plenária desta manhã (08/05), o Projeto de Lei Nº 598/2023, proposto pelo vereador Ivo Neto (PMB), que versa sobre a criação do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura Empreendedora nas Comunidades de Manaus, foi deliberado. Agora, o Projeto de Lei seguirá para a 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Apesar do potencial empreendedor das comunidades de Manaus, muitos indivíduos ainda enfrentam barreiras para empreender, seja por falta de informação, recursos financeiros ou capacitação.
“Ivo Neto expressou seu apoio ao empreendedorismo dentro das comunidades, afirmando: ‘No ano de 2023, criei o projeto Empreendendo nas Comunidades, que visa não apenas oferecer suporte financeiro, mas também transformar vidas, construir futuros e contribuir para o sonho de pessoas que só precisam de alguém que acredite neles e os apoie’.”
Dados
Segundo o IBGE, em Manaus há 82.252 microempreendedores individuais registrados. No segundo trimestre de 2023, o país registrou a abertura total de 954.553 novos pequenos negócios (dados do Sebrae). O Amazonas fechou o mesmo período com 21.866, sendo a grande maioria desses empreendedores jovens de 20 a 35 anos.