URGENTE
Portal Remador
Portal Remador
Selo Carnaval
Remador

EDITORIAL Amazonas+

Manaus, terça-feira, 27 de jan de 2026
Siga o Remador:
P U B L I C I D A D E

NÃO VÁ AINDA!

Publicidade

TÁ COM PRESSA?
IMPRIME NA AMAZON COLOR

Siga no Insta: @AMAZON.COLOR
IR PARA A
PÁGINA INICIAL
Home Amazonas+ Ministro do STF suspende eleição antecipada de Roberto Cidade na ALEAM

Ministro do STF suspende eleição antecipada de Roberto Cidade na ALEAM

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a eleição antecipada que garantiu a recondução do deputado Roberto Cidade (União Brasil) à presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para o biênio 2025-2026. A decisão monocrática foi publicada nesta segunda-feira, 28 de outubro, em resposta a uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) movida […]
Ministro do STF suspende eleição antecipada de Roberto Cidade na ALEAM
Foto: Divulgação
Compartilhe!

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a eleição antecipada que garantiu a recondução do deputado Roberto Cidade (União Brasil) à presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para o biênio 2025-2026. A decisão monocrática foi publicada nesta segunda-feira, 28 de outubro, em resposta a uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) movida pelo Partido Novo, que contestava a constitucionalidade da Emenda Constitucional nº 133/2023.

RESUMO DO REMADOR +
  • O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a eleição antecipada que garantiu a recondução do deputado Roberto Cidade (União Brasil) à presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para o biênio 2025-2026.
  • A decisão monocrática foi publicada nesta segunda-feira, 28 de outubro, em resposta a uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) movida pelo Partido Novo, que contestava a constitucionalidade da Emenda Constitucional nº 133/2023.
  • De acordo com a ação, a emenda promulgada pela Aleam em abril de 2023 possibilitou a eleição antecipada e a terceira recondução consecutiva de Cidade, desrespeitando princípios como alternância de poder e periodicidade das eleições.

De acordo com a ação, a emenda promulgada pela Aleam em abril de 2023 possibilitou a eleição antecipada e a terceira recondução consecutiva de Cidade, desrespeitando princípios como alternância de poder e periodicidade das eleições. A ADI defende que a emenda representaria uma tentativa de contornar a jurisprudência do STF sobre o tema, configurando uma “burla legislativa” que viola o equilíbrio democrático dentro da Casa Legislativa.

PUBLICIDADE

Na decisão, Zanin apontou que a antecipação da eleição contraria a jurisprudência do STF sobre a contemporaneidade das eleições para cargos de direção no legislativo estadual. O ministro destacou o risco de “insegurança jurídica” se o mérito da questão for decidido apenas após a posse de uma mesa diretora eleita de forma antecipada e potencialmente inconstitucional. Com isso, Zanin determinou a realização de uma nova eleição para a Mesa Diretora da Aleam para o biênio 2025-2026, cuja data será definida conforme as diretrizes do STF.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE

VEJA O DOCUMENTO COMPLETO:

Escrito por:

Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez é jornalista profissional (MTB 1697/AM) com ampla experiência na cobertura política, econômica e cotidiana do Amazonas. Fundador do Portal Remador, dedica-se a levar informação precisa sobre Manaus e os municípios do interior, com foco em transparência e interesse público. Especialista em análise política regional e cobertura das Eleições 2026.

Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a notícia que chega até você!

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Compartilhar
📱 WhatsApp 👥 Facebook 🐦 Twitter X 👔 LinkedIn
16.199
31.999
ANUNCIE