fbpx
live_tvINSCREVA-SE NO REMADOR TV
Google News Siga o Remador no Google News
Google News Siga o Remador no Google News!

A Amazonas Energia identificou no último sábado (15), um Hortifruti/Restaurante Peixaria no Centro, que estava com o fornecimento de energia suspenso por inadimplência, porém foi encontrada auto religado à revelia da Distribuidora e sem medidor no local, estava desviando energia elétrica por um ramal trifásico que alimentava os equipamentos e a iluminação do estabelecimento, causando prejuízo estimado em R$ 54.490,74.

Continua depois a Publicidade
Instagram Box
×

Siga-nos no Instagram e fique por dentro das últimas notícias!

message Siga Agora!

Durante a abordagem, foram realizados os procedimentos de Inspeção Técnica, com a identificação do desvio que estava ligado diretamente na rede elétrica e sem medidor, após a constatação, o estabelecimento teve o fornecimento de energia suspenso de forma imediata, sendo realizada inspeção e abertura de um Boletim de Ocorrência por furto de energia que será apurado pelo 1º DIP. Na manhã de segunda-feira, (17) o mesmo estabelecimento foi autuado novamente devido a reincidência da irregularidade em que o proprietário voltou a fazer o desvio de energia elétrica.

A empresa ressalta que a prática de ligações clandestinas, desvios e fraude na medição sobrecarrega os circuitos, afetando o serviço de distribuição para as pessoas que pagam suas contas corretamente, além de ocasionar curtos-circuitos que colocam em risco a vida dos amazonenses.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) considera nos cálculos da tarifa de energia as perdas por irregularidades/fraudes, ou seja, quanto maior a perda em uma região, maior o impacto na tarifa do cliente, e com isso o bom cliente paga pelo furto de quem desvia ou frauda o consumo.

O efetivo combate ao furto de energia somente é possível com o envolvimento de toda a sociedade, inclusive dos governos estaduais e municipais. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime, nos termos do código penal brasileiro, artigos 155 e 171, além de ser passível de penalidades administrativas, pois ninguém está isento de cumprir a Lei.

Instagram Box
×

Siga-nos no Instagram e fique por dentro das últimas notícias!

message Siga Agora!
Compartilhe esta notícia

Diretor de Jornalismo | MTB 1697/AM | E-mail: [email protected] Especializado em Política com cobertura dos bastidores da polítca no Amazonas.

Google News Siga o Remador no Google News!
Portal Remador
Copyright© 2019 – 2024 | Portal Remador | Todos os direitos reservados