URGENTE
Portal Remador
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026
SIGA: News Face Insta
Remador Logo
PORTAL NOTÍCIAS
Urgente Amazonas registra 10 mortos e mais de 300 feridos no trânsito em apenas 4 dias
Assuntos:
#DAVID ALMEIDA REELEIÇÃO #APURAÇÃO CARNAVAL MANAUS #INVESTIGAÇÃO PF AM #FESTIVAL DE PARINTINS 2026#GOVERNADOR WILSON LIMA #POLÍCIA PRENDE MANAUS #TRÂNSITO AVENIDA DAS TORRES #CONCURSO SEGURANÇA AM#PREFEITURA DE CURITIBA 2026 #GRECA E RATINHO JR #OBRAS LINHA VERDE #CONCURSO PMPR#TRÂNSITO CURITIBA AGORA #POLÍTICA PARANÁ ALEP #SEGURANÇA BAIRROS CURITIBA #EVENTOS PEDREIRA PAULO LEMINSKI#CÂMARA MUNICIPAL CMM #CÂMARA DE CURITIBA CMC #AUXÍLIO ESTADUAL #IPVA 2026 PR/AM
P U B L I C I D A D E
Home Brasil Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Banco Pleno e bloqueia bens de administradores

Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Banco Pleno e bloqueia bens de administradores

Antigo Banco Voiter, instituição teve situação financeira deteriorada após saída do conglomerado Banco Master; BC aponta graves infrações às normas do sistema financeiro.
Por Redação do Portal Remador | Jornalista | MTB 1697/AM
Publicado em 18/02/2026 às 10:59
SIGA:
Google NewsNews
Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Banco Pleno e bloqueia bens de administradores
Foto: Reprodução
Compartilhe!

O Banco Central do Brasil anunciou na manhã desta quarta-feira (18), em Brasília, a intervenção drástica e a liquidação extrajudicial do Banco Pleno. A medida atinge também a Pleno Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM), paralisando todas as operações do conglomerado.

P U B L I C I D A D E
O que você precisa saber:
  • O Banco Central do Brasil anunciou na manhã desta quarta-feira (18), em Brasília, a intervenção drástica e a liquidação extrajudicial do Banco Pleno.
  • A medida atinge também a Pleno Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM), paralisando todas as operações do conglomerado.
  • De acordo com a autoridade monetária, a decisão foi motivada pelo grave comprometimento da situação econômico-financeira da instituição.

De acordo com a autoridade monetária, a decisão foi motivada pelo grave comprometimento da situação econômico-financeira da instituição. O BC citou a “deterioração da liquidez, infringência às normas e o descumprimento de determinações” como fatores determinantes para o fechamento das portas do banco.

PUBLICIDADE

O Fantasma do Banco Master e a Operação Compliance Zero

O Banco Pleno carrega um histórico conturbado. Anteriormente conhecido como Banco Voiter, a instituição integrou até meados de 2025 o conglomerado financeiro do Banco Master, controlado pelo banqueiro Daniel Vorcaro.

Vorcaro é o pivô da Operação Compliance Zero, uma investigação de larga escala que apura a suposta concessão de créditos falsos e irregularidades que podem somar R$ 17 bilhões. Atualmente, o Banco Pleno era presidido por Augusto Ferreira Lima, ex-CEO e ex-sócio do próprio Banco Master, o que mantinha a instituição sob constante vigilância dos órgãos reguladores.

Pequeno Porte, Grande Impacto Regulatório

Embora o Banco Pleno seja classificado como de pequeno porte (segmento S4), detendo apenas 0,04% do ativo total do Sistema Financeiro Nacional, a ação do BC serve como um alerta rigoroso ao mercado.

Além da liquidação, o Banco Central confirmou que:

  • Poderá adotar medidas para apurar responsabilidades legais;
  • Decretou a indisponibilidade de bens de controladores e administradores;
  • Encaminhará as comunicações às autoridades competentes para possíveis sanções criminais.

P U B L I C I D A D E

🚨 TÁ NO REMADOR, TÁ NA MÃO!
Receba as bombas direto no seu WhatsApp.

Entrar no Canal
Compartilhar
221 PESSOAS ON-LINE AGORA