São Paulo, 4 de outubro de 2024 – Graças ao transporte gratuito realizado na última semana (26/9) pelo programa Avião Solidário da LATAM, em parceria com a AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil), uma fêmea de sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), espécie criticamente ameaçada de extinção, recebeu um novo lar. O foco da ação é a conservação da espécie.
O transporte foi realizado após consulta ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão de primatas ameaçados no Brasil. O órgão recomendou a transferência para a formação de novos grupos da espécie sob cuidados humanos. O objetivo é aumentar a variabilidade genética das populações dessa espécie sob cuidados humanos, de acordo com as diretrizes do Plano de Ação Nacional para Conservação do Sauim-de-coleira (PAN), do ICMBio.
A espécie é endêmica da região de Manaus (AM) e está classificada como Criticamente Ameaçada (CR) pela Lista Nacional de espécies ameaçadas de extinção do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) devido à perda e fragmentação de seus habitats naturais. Após ser resgatada de condições inadequadas para sua sobrevivência, como áreas desmatadas, com risco de atropelamento e focos de incêndio, ela passou por um processo de reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Agora, devido a impossibilidade de retorno à natureza, o animal receberá todos os cuidados necessários para garantir o seu bem-estar, além de contribuir e somar esforços na conservação da espécie no Zoológico de São Paulo, uma tradicional instituição referência em reprodução e conservação de espécies ameaçadas.
O transporte gratuito foi realizado por meio da LATAM Cargo em voo direto que partiu de Manaus com destino a São Paulo (aeroporto de Guarulhos) e evitou um deslocamento terrestre de quase 4 mil quilômetros entre as instituições, reduzindo para quatro horas um percurso que levaria mais de 50 horas em automóvel.
Este é o quarto sauim-de-coleira transportado pelo Avião Solidário da LATAM somente neste mês. Os outros três primatas seguiram de Manaus para o Zoológico de Brasília, também para conservação da espécie.
AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS NO BRASIL
Em 13 anos de existência, o programa Avião Solidário da LATAM em conjunto com instituições parceiras já realizou o transporte gratuito de mais de 868 toneladas de cargas e 4,6 mil animais no Brasil. Além dos 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 transportadas para todos os estados brasileiros, o programa completou a marca de mais de 200 toneladas de doações (cestas básicas, água, fraldas descartáveis, cobertores, entre outros itens) e 130 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros) transportados gratuitamente na recente crise do Rio Grande do Sul desde 4 de maio de 2024.
O Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado da Estratégia de Sustentabilidade do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Atualmente, o Avião Solidário também tem parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.