terça-feira, 3 de dezembro de 2024 | 07:38:28

Manaus / AM – O vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB), recebeu a Medalha Cândido Mariano, comenda concedida pelo Comando-Geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). A cerimônia de outorga da medalha aconteceu na sexta-feira, 16/12, no Palacete Provincial, localizado na praça Heliodoro Balbi, Centro.

A homenagem é uma das mais tradicionais da agenda anual da Polícia Militar do Amazonas, que na ocasião fez a entrega de condecorações e honrarias aos policiais militares que se destacaram em suas atividades funcionais, serviços operacionais e administrativos no decorrer do ano, bem como agraciou com a Medalha Cândido Mariano autoridades civis e militares que contribuíram para o engrandecimento da instituição.

“Fico muito agradecido em receber essa horanria, e me alegro em saber que minha contribuição para o engrandecimento das políticas públicas voltadas para segurança tem dado resultado, isso é fruto de muito trabalho e dedicação.” Disse o vereador

Ao fim das homenagens, foi realizado um desfile militar, com destaque para a “Tropa de Canudos”, que desfilou acompanhada pela banda de música da Polícia Militar e tropa motorizada.

A solenidade da última sexta-feira é uma das mais tradicionais da Polícia Militar e faz alusão ao retorno da tropa da Polícia Militar do Amazonas da “Guerra de Canudos”, conflito armado cujos confrontos se estenderam de 1896 a 1897, envolvendo o Exército brasileiro e Forças Públicas de Segurança contra uma comunidade liderada por Antônio Vicente Mendes Maciel, o “Antônio Conselheiro”, em Canudos, no sertão do Estado da Bahia. A comunidade era considerada pelas autoridades um foco monarquista na República recém-instaurada. O 1º Batalhão de Infantaria da Polícia Militar do Amazonas, comandado pelo tenente-coronel PM Cândido Mariano, foi destacado para participar do conflito.

Compartilhe