live_tvINSCREVA-SE NO REMADOR TV
Google News Siga o Remador no Google News
Google News Siga o Remador no Google News!

Brasília (DF) – Ao deixar o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira (27), o governador do Amazonas, Wilson Lima (União), disse que qualquer saída para a crise fiscal dos estados envolvendo reduções do ICMS sobre combustíveis, energia e telecomunicações deve passar por um diálogo com as unidades da Federação. 

Continua depois a Publicidade

“Essa decisão tem que ser tomada em conjunto, entre os governadores e o governo federal, para que se entenda que nós estamos na mesma página, na mesma sintonia”, afirmou o chefe do executivo amazonense ao destacar a importância do encontro de hoje entre Lula e os 27 governadores do país.

Ele ressaltou que a crise das unidades federativas é grave. “O fato é que os estados hoje têm grandes dificuldades para fazer com que esse recurso seja recomposto. A gente não consegue fazer isso com medidas nos nossos estados, a gente precisa da ajuda do governo federal”, apontou.

Wilson Lima deixou a reunião antes do encerramento e não quis adiantar se o presidente e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chegaram a propor alguma solução para a demanda dos governadores.

Situação Indígena

Wilson Lima pontuou que o Governo do Amazonas tem a preocupação de fortalecer a execução de políticas públicas à população indígena do estado, a exemplo do trabalho já realizado pela Fundação Estadual do Índio (FEI), que tem um canal direto com esses povos, principalmente nas áreas de saúde, educação – com abertura de escolas indígenas – saneamento e infraestrutura de ramais, com iluminação pública, que dão acesso a áreas onde residem populações indígenas.

BR-319 e Zona Franca

O governador do Amazonas explicou, ainda, que cada consórcio de estados teve a oportunidade de apresentar as suas demandas prioritárias à presidência. No caso do Amazonas, foram pontuadas as questões da trafegabilidade da BR-319, a proteção do modelo econômico Zona Franca de Manaus e a situação de desmatamento no sul do estado. Em todas essas demandas, Wilson Lima garantiu que o Governo Federal sinalizou de forma positiva para um caminho de diálogo.

Instagram Box
×

Siga-nos no Instagram e fique por dentro das últimas notícias!

message Siga Agora!
Share.

Diretor de Jornalismo | MTB 1697/AM | E-mail: jornalismo@remador.com.br Especializado em Política com cobertura dos bastidores da polítca no Amazonas.

Google News Siga o Remador no Google News!