MANAUS (AM) – A Prefeitura de Manaus, em parceria com Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (SEMULSP) e a Rede Ciculare, promove o primeiro mutirão para descarte de resíduos eletrônicos, e entra definitivamente, para o circuito nacional dos municípios, que junto com a Circular Brain, vão mudar o mapa da circularidade de eletrônicos no país.
RESUMO DO REMADOR +
- Manaus é a sétima cidade mais populosa do Brasil, com cerca de 2,1 milhões de habitantes, o que gera cerca de 25 mil toneladas de resíduos eletrônicos por ano, segundo a ONU.
- O dado mais sensível é que apenas 3% desse material é descartado corretamente, o que significa que esse é um tipo de lixo invisível que fica por anos em gavetas, caixas e sacolas, até irem para o lixo comum.
- "Diferente de outros resíduos como alimentos, caixas, latinhas e garrafas, o lixo eletrônico não costuma incomodar.
Manaus é a sétima cidade mais populosa do Brasil, com cerca de 2,1 milhões de habitantes, o que gera cerca de 25 mil toneladas de resíduos eletrônicos por ano, segundo a ONU. O dado mais sensível é que apenas 3% desse material é descartado corretamente, o que significa que esse é um tipo de lixo invisível que fica por anos em gavetas, caixas e sacolas, até irem para o lixo comum.
“Diferente de outros resíduos como alimentos, caixas, latinhas e garrafas, o lixo eletrônico não costuma incomodar. É aquele celular quebrado, dezenas de fios de computadores, mouses quebrados. Eles ficam guardados por um longo período até que um dia, finalmente, são jogados, mas em locais impróprios, como o lixo comum, indo parar em aterros sanitários”, alerta Lívia Santarelli, coordenadora de campanhas da Rede Circulare, empresa especializada na circularidade de resíduos eletrônicos.
O primeiro passo para mudar esse cenário é facilitar o acesso da população aos pontos de descarte, e promover a conscientização. A etapa inicial deste projeto acontece no dia 10 de fevereiro, com o “Dia do Detox de Eletrônicos”, um evento que vai unir sustentabilidade e cultura. O mutirão acontecerá das 8h às 16h na Av. Lourenço da Silva Braga, 1403-1409 – Educandos, mesmo local onde está instalado o novo ecoponto da cidade, com música e distribuição de brindes para quem levar equipamentos para descarte.
Segundo o secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis, a iniciativa marca um novo momento da política ambiental da capital.
“Essa ação reforça o compromisso da gestão do prefeito David Almeida e do vice-prefeito Renato Junior com uma Manaus mais sustentável, que pensa o futuro a partir da educação ambiental e da economia circular. Os ecopontos cumprem um papel estratégico nesse processo, aproximando a política pública do cotidiano da população e garantindo a destinação correta dos resíduos”, destacou.
Poderão ser descartados eletroeletrônicos como, celulares, notebooks, cabos e tomadas, carregadores, mouses, secadores de cabelo, além de aparelhos de grande porte, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar. Não serão aceitos, devido periculosidade: pilhas, baterias, toners e lâmpadas e TV de tubo.
Garis da Alegria aderem ao movimento
O grupo de “Garis da Alegria”, famosos em Manaus pelo movimento em prol da limpeza urbana e da valorização da função, aderiu à campanha e será responsável pelas atividades culturais do mutirão. Através da música e do teatro, o grupo vai reforçar a conscientização sobre os cuidados com meio ambiente.
Fora do período da campanha, a população de Manaus poderá contar com o sistema de descarte da Rede Circulare, um ecossistema de economia circular de eletrônicos, criada pela circular tech Circular Brain, e que oferece mais de 17 mil pontos de coleta espalhados por todo o país, além de coletas domiciliares gratuitas para eletrônicos acima de 30 quilos como, geladeiras,máquinas de lavar ou secar. Para encontrar o ponto mais próximo ou agendar uma coleta, acesse o site www.circulare.com.br.
