live_tvINSCREVA-SE NO REMADOR TV
Google News Siga o Remador no Google News
Google News Siga o Remador no Google News!

Em prol de levar a inclusão social e desenvolver a conscientização e sustentabilidade, mais de 20 estudantes da Educação Especial da rede estadual participaram do Fazenda Escola, projeto prioritário do Governo do Amazonas, na terça-feira (09/08).

Continua depois a Publicidade

Durante a visita à Fazenda Santa Rosa, localizada em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), os alunos puderam andar a cavalo, plantar mudas, alimentar peixes, além de conhecer atividades do setor primário e interagir com diversos animais, como porcos, ovelhas, galinhas dentre outros.

Os estudantes integram a Escola Estadual (EE) de Educação Especial Augusto Carneiro dos Santos, EE Diofanto Vieira Monteiro e EE Manoel Marçal de Araújo, na zona sul de Manaus, além da EE Joana Rodrigues Vieira, zona oeste da capital.

Para Fernando Bezerra, de 7 anos, aluno com deficiência visual, o passeio foi uma experiência inesquecível. “Foi sensacional, eu gostei muito, achei muito detalhado e legal a fazenda, é um lugar imenso e muito bom. A minha parte favorita foi conhecer mais da natureza, saber mais das coisas e saber os espaços, como é, como que anda, como vou sentir as coisas, o tato”, diz o aluno.

Estação Sensorial

Um dos diferenciais dessa visita foi a criação de um setor sensorial para os estudantes com deficiência, no qual eles puderam tocar e sentir vários tipos de terras e plantas, aprofundando o conhecimento sobre a natureza e incentivando o aprendizado sustentável.

A coordenadora de educação ambiental da Secretaria de Educação, Thelma Prado, comenta que a experiência e a vivência com a natureza são uma oportunidade de mostrar que os estudantes com deficiência podem experimentar e viver esses meios como qualquer outro público.

“Hoje foi um dia especial, a fazenda recebeu nossas quatro escolas especiais e fizemos um piloto. Todo mundo se esforçou muito para que pudéssemos trazer esses alunos, junto dos estudantes regulares, e eles realizaram uma interação muito boa. Foi um diferencial, e pudemos mostrar que conseguimos incluir esses alunos, eles podem realizar todas as atividades que qualquer outra escola faz”, pontua Thelma.

Fazenda Escola

O projeto prioritário é voltado a alunos dos 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental e foi adaptado para incluir os estudantes com deficiências mentais, auditivas, entre outros, nas atividades de aprendizado e diversão. Além deles, mais de 120 estudantes do Ensino Regular das EE Adalberto Valle e EE Paula Ângela Frassinetti, da zona sul de Manaus, participaram do dia lúdico.

A iniciativa integra o programa Educa+Amazonas, lançado pelo governador Wilson Lima em julho de 2021, e que tem investido R$ 400 milhões em projetos prioritários para as redes públicas de ensino do estado. Ao todo, mais de 12 mil estudantes da rede estadual da capital e 647 alunos do município de Iranduba já participaram das aulas práticas do Fazenda Escola.

Instagram Box
×

Siga-nos no Instagram e fique por dentro das últimas notícias!

message Siga Agora!
Share.

Diretor de Jornalismo | MTB 1697/AM | E-mail: jornalismo@remador.com.br Especializado em Política com cobertura dos bastidores da polítca no Amazonas.

Google News Siga o Remador no Google News!