URGENTE
Portal Remador
Portal Remador
Selo Carnaval
Remador

EDITORIAL Esporte

Exclusivo Caprichoso escolhe coreografia para exaltar Cleise Simas no Curral Zeca Xibelão
Manaus, sexta-feira, 30 de jan de 2026
Siga o Remador:
P U B L I C I D A D E
Home Esporte Conheça a trajetória da primeira diretora de futebol feminino da história da FAF

Conheça a trajetória da primeira diretora de futebol feminino da história da FAF

O futebol amazonense ganhou um importante reforço para seguir em ascensão. Na última semana, o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, empossou Alessandra Campelo como a primeira diretora de futebol feminino da história do Amazonas. Gestora experiente no futebol amazonense, Campelo já foi secretaria estadual de esportes e conta com a competência […]
Por Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM
Publicado em: 29/01/2025 às 15:35
Conheça a trajetória da primeira diretora de futebol feminino da história da FAF
FOTO: DIVULGAÇÃO
Compartilhe!

O futebol amazonense ganhou um importante reforço para seguir em ascensão. Na última semana, o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, empossou Alessandra Campelo como a primeira diretora de futebol feminino da história do Amazonas. Gestora experiente no futebol amazonense, Campelo já foi secretaria estadual de esportes e conta com a competência necessária para conduzir a nova pasta.

RESUMO DO REMADOR +
  • O futebol amazonense ganhou um importante reforço para seguir em ascensão.
  • Na última semana, o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, empossou Alessandra Campelo como a primeira diretora de futebol feminino da história do Amazonas.
  • Gestora experiente no futebol amazonense, Campelo já foi secretaria estadual de esportes e conta com a competência necessária para conduzir a nova pasta.

Natural de Manaus, Alessandra Campelo da Silva é atualmente deputada estadual no terceiro mandato. Jornalista e pós-graduada em Planejamento Governamental e Orçamento Público, a amazonense de 50 anos é policial civil concursada e já atuou como secretária de Esportes, Lazer e Juventude (Sejel), secretária executiva de Produção Rural (Sepror), e secretária de Assistência Social (Seas).

PUBLICIDADE

À frente da Sejel, Alessandra Campelo desenvolveu junto com o Governo do Amazonas ações, projetos e programas de largo alcance social e inclusivo. Como gestora, a nova diretora da FAF apoiou o futebol profissional, articulando patrocínios para os clubes do Campeonato Amazonense e para o futebol feminino, que na época, era representado nacionalmente pelo Iranduba.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE

Uma das vozes mais ativas na defesa dos direitos das mulheres no Amazonas, Alessandra Campelo preside a Procuradoria Especial da Mulher e a Comissão da Mulher, da Família e da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM).

Com tamanha experiência e competência, Campelo já deu início ao planejamento e às atividades da diretoria de futebol feminino da FAF para 2025, ano relevante para a modalidade no estado. Nesta temporada, o futebol amazonense têm pela frente o retorno à primeira divisão do Campeonato Brasileiro, a disputa da Copa do Brasil, além dos Campeonatos Brasileiros de base.

Avanços do futebol feminino amazonense

Desde o primeiro ano da gestão “A Floresta É A Bola Da Vez, a FAF promoveu iniciativas inclusivas e representativas para as mulheres no futebol amazonense. Em 2023, Alícia Marinho e Ennas Barreto tornaram-se, respectivamente, a primeira delegada de jogo e a primeira diretora da entidade.

No ano seguinte, a FAF investiu ainda mais no futebol misto, o que ocasionou um aumento considerável na participação de meninas nas competições de base. Nessa mesma temporada, a entidade criou duas competições femininas de base inéditas, os Barezinhos Delas Sub-15 e Sub-17. No futebol profissional, o Instituto 3B conquistou o acesso à elite do futebol brasileiro feminino.

Entre outras iniciativas, a Federação criou campanhas e projetos como o “Dignidade Menstrual – dos campos pra vida” e “Feminicídio Zero”. Com tantas conquistas e avanços, Manaus surge como candidata a sub-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027.

Escrito por:

Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez é jornalista profissional (MTB 1697/AM) com ampla experiência na cobertura política, econômica e cotidiana do Amazonas. Fundador do Portal Remador, dedica-se a levar informação precisa sobre Manaus e os municípios do interior, com foco em transparência e interesse público. Especialista em análise política regional e cobertura das Eleições 2026.

Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a notícia que chega até você!

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Compartilhar
📱 WhatsApp 👥 Facebook 🐦 Twitter X 👔 LinkedIn
16.199
31.999
ANUNCIE