Ticker Contínuo

Lima / Peru – O presidente do Peru, Pedro Castillo, foi preso após ser destituído pelo Congresso do país, de acordo com informações do jornal local “El Comercio”. A decisão, votada nesta quarta-feira (7), ocorreu depois que o líder peruano dissolveu o Parlamento do país.

A TV peruana registrou o momento em que Castillo e a família deixavam o palácio de governo. Eles foram detidos quando estavam retirando seus pertences em sacolas.

Dina Boluarte, vice-presidente de Castillo, foi convocada pelo Congresso para assumir a presidência. Ela deve ser empossada às 15h de Lima (17h de Brasília).

Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade

Hoje também foi decretado estado de exceção, durante uma sessão de emergência do Parlamento foi convocada, e Castillo foi destituído por “permanente incapacidade moral”.

Tudo aconteceu depois que Castillo fez o anúncio inesperado – que foi descrito como um “golpe de estado” por representantes de todo o espectro político – poucas horas antes de uma sessão do Congresso em que seria votada uma moção de vacância, algo similar a um impeachment, contra ele.

Após o anúncio, o Congresso acabou declarando com 101 votos a favor a vacância do presidente, ou seja, sua exoneração. O argumento do Parlamento, que é unicameral, foi a sua “permanente incapacidade moral” para exercer a Presidência.

Veja o vídeo no momento da prisão

Remador no Instagram Siga no Instagram
portalremador_ REMADOR - Notícias sobre o Amazonas e Política 👉 Notícias do Amazonas e política na palma da sua mão. ⏰ A cada minuto, uma nova notícia 📢 Anuncie no portal que conecta o Amazonas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
© 2025 Portal Remador – Todos os direitos reservados | Produzido por RMD Publicidade Digital. 🎩 ELE É O DONO DOS MEUS CAMINHOS!