O Amazonas se tornou, no último sábado (20/9), o ponto de partida da nova etapa do projeto “Jovens Pelo Brasil”, iniciativa da Fundação Índigo, em parceria com o União Brasil e o União Jovem do Brasil. O encontro, realizado em Manaus, reuniu dirigentes estaduais e nacionais para discutir o futuro da política e consolidar as novas gerações como pilar de renovação partidária.
Em um momento em que o país exige novas referências, o estado se projetou como vitrine do movimento, liderado no Amazonas pelo governador Wilson Lima, presidente estadual do União Brasil, que conduziu, durante o evento, a posse dos presidentes e vices de 17 diretórios municipais do União Jovem.
O ato de assinatura, realizado por Wilson Lima, oficializou representantes de Apuí, Barcelos, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Guajará, Humaitá, Manacapuru, Manicoré, Maraã, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, Tapauá, Uarini e Urucurituba, consolidando a presença do União Jovem em todo o estado. Criada em abril deste ano, a instância estadual ganha agora robustez política e reforça o compromisso do partido em formar quadros preparados para assumir responsabilidades no futuro próximo.
Ao abrir o evento, o governador Wilson Lima destacou a urgência em preparar a nova geração para funções decisivas. “O União Brasil se mobiliza por meio da juventude para formar novos quadros conectados com as demandas públicas e com os anseios da população. Estou muito feliz, sobretudo pela adesão de jovens da capital e do interior, que fazem essa integração. É assim que o nosso estado e o nosso país vão avançar”, afirmou.
O 2º vice-presidente do União Brasil Amazonas, Marcellus Campêlo, relacionou a confiança depositada na juventude com a forma de governar. “Estar recebendo essa nova geração mostra que o partido segue firme, unido e acreditando no que eles exercerão daqui para frente. O modo de trabalhar do nosso governo tem inspirado esses jovens a transformar o Amazonas, e é essa transformação que queremos para o Brasil”, disse, ao reforçar que a mobilização está vinculada ao “modo União” de fazer política, com foco em resultados concretos.
A presidente nacional do União Jovem do Brasil, Carol Araújo, sublinhou o respaldo institucional recebido. “O governador fez questão de estar conosco e conversar com cada participante. Isso mostra que ele valoriza a juventude e é parceiro dessa caminhada. Não tenham medo de se posicionar e de defender suas origens. Nosso partido está aqui para apoiar cada um de vocês na defesa do município, do estado e do país”, declarou.
O presidente estadual do União Jovem, Neibe Araújo, ressaltou o simbolismo do esforço coletivo da juventude para estar presente em Manaus. “Esse evento é um marco na história do nosso estado. Vieram jovens de 17 municípios, enfrentando dias de viagem por estrada, barco ou lancha. Isso demonstra disposição em construir uma política de qualidade para o Amazonas. Eles representam a força do presente e a garantia de um futuro melhor para a nossa sociedade”, afirmou, adiantando que a articulação seguirá se expandindo para alcançar novos municípios.
» VITRINE PARA O PAÍS – A executiva da Fundação Índigo, Rafaella Gonçalves, destacou a importância do projeto e o papel da instituição como braço de formação política e de produção de conhecimento do União Brasil.
“Essa é a 13ª edição do Jovens Pelo Brasil. O Amazonas, coração da região Norte, se torna agora vitrine desse movimento, que prepara os jovens para o futuro da política não apenas em período eleitoral, mas durante todo o ano, com a construção de políticas públicas. A Fundação Índigo existe para oferecer suporte técnico, capacitação e conteúdo, de forma a fortalecer os novos quadros que surgem em cada estado”, explicou.
A programação também deu espaço para novas vozes, como a do acadêmico de Direito Nicolas Kramer dos Santos, 20 anos, uma das revelações do União Jovem no Amazonas.
“Não há conquistas sem esforço, nem mudanças sem participação. Precisamos acreditar no potencial do nosso estado e transformar sonhos em realidade. O impossível deve ser visto apenas como um degrau para a superação”, declarou, sintetizando o espírito de engajamento que marcou o encontro.
O lançamento do Jovens Pelo Brasil no Amazonas reforça o papel estratégico do estado na agenda nacional do União Brasil e simboliza o início de um ciclo em que a juventude assume protagonismo político. Para o 3º vice-presidente da sigla, Sérgio Litaiff, esse é um compromisso que já aponta resultados.
“Ao consolidar esse projeto no estado, ao lado da posse dos novos dirigentes municipais, o governador Wilson Lima reafirma sua determinação em preparar lideranças e garantir que a esperança de transformação comece agora, com jovens que se colocam como agentes do presente e não apenas do futuro”, disse.