Acesse o site da Águas de Manaus Acesse o site da Águas de Manaus
Justiça

TCE-AM recomenda ajustes ao PAM da Codajás após julgar contas regulares com ressalvas

Compartilhe!
Foto: Divulgação
Compartilhe!

A prestação de contas da Policlínica Codajás, referente ao exercício de 2023, foi julgada regular com ressalvas pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) durante a 16ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, realizada na manhã desta terça-feira (3). O processo teve como responsável o então diretor e ordenador de despesas, Rainer Elton Figueiredo da Silva.

Entre os achados apontados pela equipe técnica do Tribunal estavam divergências nos valores registrados em contas patrimoniais e no inventário de estoque, ausência de controle sobre a depreciação de ativos, falta de planejamento em contratações — que resultou em despesas indenizatórias sem cobertura contratual — e o uso excessivo de dispensas de licitação sem justificativas robustas.

A defesa do gestor foi acolhida parcialmente, com a constatação de que as irregularidades identificadas estão sendo corrigidas, como a implementação de um novo sistema para gestão patrimonial, ajustes nos lançamentos contábeis e esforços para regularizar os processos licitatórios pendentes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Embora não tenha sido aplicada multa ao responsável, a decisão fez recomendações, como a obrigatoriedade de planejamento adequado das contratações, com a devida análise da viabilidade do uso de Atas de Registro de Preços, e o envio de notas explicativas detalhadas sobre ajustes de estoque nas futuras prestações de contas. A unidade também foi orientada a acompanhar de perto a regularização das licitações em trâmite pela SES-AM, para evitar novas despesas indenizatórias.

Ao todo, 38 processos foram julgados durante a 16ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, sendo doze prestações de contas anuais; doze recursos; sete embargos de declaração; três representações; duas admissões de pessoal pendente; uma auditoria de gestão fiscal e uma fiscalização de atos de gestão.

A conselheira-presidente Yara Amazônia Lins convocou a próxima sessão para o dia 9 de junho, segunda-feira, a partir das 10h, no horário regimental.

Compartilhe!
Written by
Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez, formado em Comunicação Social, acumula mais de 10 anos de experiência em assessoria de imprensa parlamentar e é especialista em estratégias políticas e marketing político.

Related Articles

Yara Amazônia Lins é homenageada pelos 50 anos de carreira durante posse no TCE-AM

Corregedor-geral eleito, Luis Fabian, destacou trajetória iniciada em 1975 e marcada por...

Em posse histórica, Yara Amazônia Lins assume terceiro mandato e consolida trajetória pioneira no TCE-AM

A recondução marca um momento histórico para o Tribunal. Yara Amazônia Lins...

MPAM realiza ação conjunta em bares, adegas e estabelecimentos congêneres na véspera da Festa do Guaraná

Operação contou com apoio interinstitucional do estado e do município

Dr. Lucivan Araújo é homenageado com o Prêmio Águia Americana Justiça 2025 em São Paulo

Reconhecimento destaca atuação social e excelência do escritório em Direito Previdenciário