live_tvINSCREVA-SE NO REMADOR TV
Google News Siga o Remador no Google News
Google News Siga o Remador no Google News!

O município de Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus) recebe a segunda edição do Desafio de Aplicativos Espaciais da Nasa (Nasa Space Apps Challenge). O pré-evento ocorre nesta quinta-feira (11/08), às 19h30, no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), na sede do município.

Continua depois a Publicidade

A ação conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), Edital Nº 002/2022.

Considerado a maior maratona de programação (hackathon) do planeta, o Nasa Space Apps Challenge é uma iniciativa da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (National Aeronautics and Space Administration – Nasa), que ocorre em vários países, com uma programação diversa, com intuito de usar os dados abertos da agência espacial americana para criar soluções inovadoras para os desafios enfrentados na Terra e no espaço. O evento será de 30 de setembro a 2 de outubro deste ano, no Laboratório Municipal de Robótica de Tefé.

“No ano passado foi realizada pela primeira vez em Tefé, e trouxe ótimos resultados. Ter a participação de jovens e adultos de diversas áreas do conhecimento, em diferentes níveis de formação, enriquece não somente o evento, mas traz experiência para os competidores”, destacou o coordenador do evento, Luzivaldo Santos Júnior, pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa em Educação e Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

No evento, os participantes irão competir durante 48 horas, e deverão buscar soluções para os desafios que a Nasa propõe, criando jogos, aplicativos para smartphone e computador, vídeos, ferramentas de ensino e muito mais.

O evento busca também proporcionar ao público novas experiências e sensibilizá-los em temas como tecnologia, sustentabilidade, inovação e sociedade moderna.

Além do fomento da Fapeam, a ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Tefé (Secti).

Primeira Edição

Na primeira edição do evento em Tefé, em 2021, após um processo de seleção, que contou com duas etapas, foram selecionados 31 competidores das mais diversas áreas do conhecimento, entre os quais, empreendedores, cientistas, ecólogos, historiadores, economistas, engenheiros e matemáticos.

Os projetos executados durante a competição abordaram desafios aeroespaciais e do planeta terra, como radar de abertura sintética, deslizamento de terra e energia solar.

Parev

O Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) é uma iniciativa da Fapeam, que apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Instagram Box
×

Siga-nos no Instagram e fique por dentro das últimas notícias!

message Siga Agora!
Share.
Google News Siga o Remador no Google News!