fbpx
live_tvINSCREVA-SE NO REMADOR TV
Google News Siga o Remador no Google News
Google News Siga o Remador no Google News!

Manaus – A BQ.1 subvariante da Ômicron associada a um recente aumento de casos de Covid-19 nos Estados Unidos e na Europa já foi identificada no Brasil. A subvariante foi sequenciada pela Fiocruz Amazônia, no final de outubro.

Continua depois a Publicidade
Instagram Box
×

Siga-nos no Instagram e fique por dentro das últimas notícias!

message Siga Agora!

Um caso da BQ.1 no Amazonas, foi disgnosticado no dia 20 de outubro. Chamou a atenção porque era uma variante com alerta nos outros países — diz Felipe Naveca, pesquisador da Fiocruz Amazônia.

Naveca explicou também que o a variante BA.5.3.1 que está gerando um grande aumento no estado do Amazonas, possui algumas mutações que foram encontrados na BQ.1, correspondendo a praticamente 95% dos casos que foram confirmados no estado no último mês. “Ela já tinha sido detectada no Amazonas em junho, e também em outros estados do Brasil, mas até alguns dias atrás, eram poucos casos relatados no país. Agora, vimos que ela está se espalhando e que possui algumas mutações observadas na BQ.1. Isso já era esperado e mostra que o coronavírus está evoluindo de forma parecida, em diferentes lugares do mundo”. Contou o pesquisador.

A subvariante gera preocupação porque ela possui mutações que a ajudam a escapar da resposta imunológica. Dados do último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que ela já foi encontrada em 65 países.
“A variante BQ.1 tem apresentado uma capacidade de transmissão que preocupa as autoridades de saúde de diferentes países. Essa variante tem sido relacionada ao aumento dos números de novos casos em diferentes regiões.”, disse em nota Richard Steiner Salvato, coordenador da Vigilância Genômica no estado.

Instagram Box
×

Siga-nos no Instagram e fique por dentro das últimas notícias!

message Siga Agora!
Compartilhe esta notícia

Diretor de Jornalismo | MTB 1697/AM | E-mail: [email protected] Especializado em Política com cobertura dos bastidores da polítca no Amazonas.

Google News Siga o Remador no Google News!
Portal Remador
Copyright© 2019 – 2024 | Portal Remador | Todos os direitos reservados