A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou, na noite de sábado, 30/5, e madrugada deste domingo, 31, uma grande operação de limpeza e manutenção urbana em algumas das vias mais movimentadas das zonas Norte e Leste da capital. A ação mobilizou mais de 500 trabalhadores e resultou na coleta de aproximadamente 50 toneladas de resíduos.
Os serviços ocorreram entre 19h de sábado e 4h da manhã deste domingo, contemplando as avenidas Itaúba, na zona Leste, e Noel Nutels, Margarita e áreas próximas ao shopping Sumaúma, na zona Norte. Durante a operação foram executados serviços de capinação, poda, roçagem, remoção de resíduos descartados irregularmente e manutenção de áreas públicas.
Além das equipes operacionais, educadores ambientais da Semulsp percorreram bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais da região, orientando moradores, comerciantes e frequentadores sobre a destinação correta dos resíduos e a importância da preservação dos espaços públicos.
De acordo com o secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis, a ação faz parte de um planejamento que busca ampliar as estratégias de limpeza da cidade e avaliar os resultados das operações realizadas durante o período noturno.
“Daqui a alguns dias, o prefeito Renato Junior vai reforçar ainda mais as equipes da Semulsp. Também vamos realizar ações noturnas de forma periódica para avaliar os resultados e garantir mais eficiência nos serviços. A Prefeitura de Manaus tem muita gente trabalhando todos os dias para cuidar da cidade, e essa operação mostra exatamente isso”, afirmou.
Cidade limpa
A operação foi realizada em pontos de intensa circulação de pessoas, especialmente durante o período noturno e aos fins de semana. O objetivo foi reforçar a limpeza urbana, melhorar a aparência dos espaços públicos e proporcionar mais conforto e segurança para quem vive, trabalha ou frequenta essas regiões da cidade.
Gracie Ribeiro de Carvalho, que curtia a noite ao lado de amigos em uma das muitas lanchonete e bares da avenida Noel Nutels, no bairro Cidade Nova, zona Norte, destacou a importância da iniciativa para a qualidade de vida da população e para a imagem da capital amazonense.
“Considero fundamental, não apenas pela estética urbana, pois todos almejam uma cidade limpa, mas também para o turismo. A presença de turistas é beneficiada pela boa aparência da cidade. Além disso, a limpeza é crucial para os estabelecimentos comerciais, onde as pessoas consomem alimentos e necessitam de um ambiente agradável”, afirmou.
Apoio da população
Quem trabalha diariamente nas áreas atendidas pela operação também aprovou a iniciativa. A comerciante Marina Caioz, que tem um barzinho na avenida Itaúba, relatou que a limpeza contribui diretamente para as atividades dos estabelecimentos que atuam no setor de alimentação.
“Hoje mesmo cheguei para trabalhar e o odor estava muito forte. Nós trabalhamos com alimentação e precisamos de um ambiente limpo. O carro da coleta passa regularmente e isso ajuda muito. Quando o descarte é feito corretamente, todos ganham”, comentou.
Trabalho ampliado
Segundo o secretário Sabá Reis, a realização dos serviços durante a noite permite maior mobilidade das equipes, reduz interferências no trânsito e possibilita que os trabalhadores executem as atividades em condições mais favoráveis.
A operação integra o conjunto de ações permanentes da Prefeitura de Manaus para manutenção dos espaços públicos, combate ao descarte irregular de resíduos e promoção da conscientização ambiental junto à população.
CONTEÚDO ESTRATÉGICO REMADOR
Prefeitura de Manaus avança com recapeamento asfáltico de 260 metros no bairro Flores e fortalece mobilidade urbana
Inscrições para programas de residência da Semsa estão abertas por meio do Exame Nacional de Residência
Prefeitura de Manaus conclui última etapa de obra emergencial na avenida Getúlio Vargas e restabelece plenamente a mobilidade no Centro
Renato Junior anuncia investimento de R$ 2,4 milhões para complexo esportivo na Colônia Santo Antônio
