A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), lançou, nesta segunda-feira, 1º/6, no auditório do Parque Municipal do Idoso (PMI), bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da capital, a campanha “Junho Violeta 2026”, dedicada à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa.
Com o tema “Respeito não envelhece, proteja a pessoa idosa”, a iniciativa busca sensibilizar a população sobre a importância da valorização, proteção e garantia dos direitos das pessoas idosas, além de reforçar a necessidade de prevenir e denunciar situações de violência, negligência, abandono e outras violações que atingem esse público.
A programação de lançamento contou com um encontro intergeracional entre alunos da rede municipal de ensino e frequentadores do Parque Municipal do Idoso. A atividade promoveu momentos de integração, troca de experiências e fortalecimento dos vínculos entre gerações, destacando a importância do respeito e da convivência entre jovens e idosos.
Durante o evento, o diretor-presidente da Fundação Doutor Thomas, Eduardo Lucas, destacou a relevância da campanha e anunciou as ações que serão realizadas ao longo do mês.
“Mais do que uma campanha, o ‘Junho Violeta’ é um chamado à reflexão e à ação de toda a sociedade. Durante todo este mês, vamos desenvolver uma ampla programação de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa, com palestras nas escolas municipais, ações de sensibilização junto aos usuários do transporte público e blitzes educativas nas quatro zonas da cidade. A gestão do prefeito Renato Junior tem fortalecido as políticas públicas voltadas à pessoa idosa, ampliando iniciativas de proteção, inclusão e garantia de direitos”, afirmou o presidente.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), Yonilson Neto, ressaltou a importância da mobilização social para ampliar a proteção e a defesa dos direitos da população idosa.
“Este é um momento muito importante para a política municipal de defesa dos direitos da pessoa idosa. Ao longo de todo o mês de junho, estaremos unidos em uma grande mobilização para divulgar os canais de denúncia, orientar a população sobre os sinais que podem indicar situações de violência e fortalecer a rede de proteção às pessoas idosas. É fundamental que cada cidadão conheça seus direitos e também saiba como agir para proteger quem tanto contribuiu para a construção da nossa sociedade. A pessoa idosa merece respeito, dignidade e a garantia de que seus direitos serão preservados”, destacou Yonilson Neto.
O evento reuniu autoridades municipais, servidores, educadores, familiares e participantes das atividades desenvolvidas pela Fundação Doutor Thomas.
Campanha
A campanha “Junho Violeta 2026” seguirá até o dia 30 de junho, levando informação e conscientização para diferentes públicos e territórios da capital amazonense. A proposta é fortalecer a rede de proteção à pessoa idosa e incentivar a participação da sociedade no enfrentamento de todas as formas de violência contra esse segmento da população.
O “Junho Violeta” é celebrado nacionalmente em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, lembrado em 15 de junho, data que reforça a importância da defesa dos direitos e da promoção do envelhecimento com qualidade de vida, dignidade e respeito.
CONTEÚDO ESTRATÉGICO REMADOR
Prefeitura de Manaus avança com recapeamento asfáltico de 260 metros no bairro Flores e fortalece mobilidade urbana
Inscrições para programas de residência da Semsa estão abertas por meio do Exame Nacional de Residência
Prefeitura de Manaus conclui última etapa de obra emergencial na avenida Getúlio Vargas e restabelece plenamente a mobilidade no Centro
Renato Junior anuncia investimento de R$ 2,4 milhões para complexo esportivo na Colônia Santo Antônio
