A Prefeitura de Manaus
, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), intensifica as ações de conscientização e prevenção para marcar o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, celebrado em 20 de fevereiro. A campanha, batizada de “Fevereiro Vermelho”, busca alertar a população sobre os riscos físicos e sociais da dependência química.- A campanha, batizada de "Fevereiro Vermelho", busca alertar a população sobre os riscos físicos e sociais da dependência química.
- Eliana Schramm, localizado na zona Leste de Manaus, promoverá nesta quinta-feira (20), a partir das 9h, uma atividade de Educação em Saúde.
- O evento é aberto a usuários do serviço e seus familiares, oferecendo orientações sobre práticas terapêuticas e o funcionamento da rede de apoio na capital.
Como parte da programação, o Caps AD Dra. Eliana Schramm, localizado na zona Leste de Manaus, promoverá nesta quinta-feira (20), a partir das 9h, uma atividade de Educação em Saúde. O evento é aberto a usuários do serviço e seus familiares, oferecendo orientações sobre práticas terapêuticas e o funcionamento da rede de apoio na capital.
Dependência Química: Transtorno e Estigma
O psicólogo e diretor da unidade, Erisson Quintino, destaca que o uso abusivo de substâncias lícitas ou ilícitas é classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental. Segundo ele, os danos vão além da saúde física, atingindo as relações familiares e laborais.
“Pessoas com dependência química estão entre as mais marginalizadas na sociedade e necessitam de tratamento e cuidados específicos. A campanha é uma oportunidade de reforçar o alerta sobre prejuízos como o isolamento social e a morbidade”, ressalta Quintino.
Como buscar ajuda em Manaus
O atendimento no Caps AD é realizado por demanda livre, ou seja, não é necessário agendamento prévio. A unidade atende maiores de 18 anos com uma equipe formada por psiquiatras, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.
Atualmente, a rede municipal conta com unidades estratégicas:
- Caps AD Leste: Alameda Alphaville, s/nº, Tancredo Neves;
- Caps AD Sul: Unidade Dr. Afrânio Soares.
Além do tratamento clínico, os pacientes participam de oficinas terapêuticas, auriculoterapia, meditação e atividades físicas, tudo focado na Política de Redução de Danos e na reabilitação da autonomia do indivíduo.
🚨 TÁ NO REMADOR, TÁ NA MÃO!
Receba as bombas direto no seu WhatsApp.
Tópicos
VOCÊ NÃO PODE PERDER NO REMADOR:







