URGENTE
COBERTURA DO
CARNAVAL
Urgente Xadrez Eleitoral: O plano estratégico por trás da ida de Tadeu para o PP e a pré-candidatura de Wilson Lima
Manaus, Quinta, 12 de Fev de 2026
Assuntos:
#PREFEITO DAVID ALMEIDA #POSSE DA ALEAM #ABERTURA TRABALHOS CMM #POLÍCIA PRENDE#GOVERNADOR WILSON LIMA #AUXÍLIO ESTADUAL #CONCURSO SEGURANÇA AM #CARNAILHA 2026#FESTIVAL DE PARINTINS #REFORÇO POLICIAL INTERIOR #DAVID ALMEIDA REELEIÇÃO #INVESTIGAÇÃO PF#PASTORA PRESA MANAUS #TRÂNSITO AVENIDA DAS TORRES #MORTES NO COMANDO VERMELHO #PREFEITURA DE MANAUS
P U B L I C I D A D E
Home Manaus Prefeitura de Manaus esclarece que acionou a Justiça para garantir continuidade do Passe Livre Estudantil

Prefeitura de Manaus esclarece que acionou a Justiça para garantir continuidade do Passe Livre Estudantil

A Prefeitura de Manaus ingressou com ação judicial para assegurar a continuidade do Programa Passe Livre Estudantil e cobrar a participação financeira do Governo do Estado do Amazonas, que desde fevereiro de 2025 deixou de repassar sua parte no custeio do benefício. A iniciativa visa garantir que ambos os entes — Estado e Município — […]
Por Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM | Jornalista | MTB 1697/AM
Publicado em 21/06/2025 às 14:56
Prefeitura de Manaus esclarece que acionou a Justiça para garantir continuidade do Passe Livre Estudantil
Compartilhe!

A Prefeitura de Manaus ingressou com ação judicial para assegurar a continuidade do Programa Passe Livre Estudantil e cobrar a participação financeira do Governo do Estado do Amazonas, que desde fevereiro de 2025 deixou de repassar sua parte no custeio do benefício. A iniciativa visa garantir que ambos os entes — Estado e Município — cumpram com suas obrigações em relação ao programa, que assegura o transporte gratuito de estudantes da rede pública.

RESUMO DO REMADOR +
  • A iniciativa visa garantir que ambos os entes — Estado e Município — cumpram com suas obrigações em relação ao programa, que assegura o transporte gratuito de estudantes da rede pública.
  • O benefício é destinado a alunos que residem a mais de um quilômetro da escola, sendo considerado uma política pública fundamental de permanência escolar e inclusão social.
  • Diante da sobrecarga e da necessidade de equilíbrio financeiro, o Município decidiu recorrer ao Judiciário para que o Estado volte a cumprir sua parte, cobrindo integralmente as tarifas dos alunos da sua rede.

Idealizado pelo Município e firmado por meio de convênio em dezembro de 2021, o Passe Livre Estudantil foi implantado em fevereiro de 2022, beneficiando cerca de 342 mil estudantes das redes estadual e municipal de ensino com 44 passagens gratuitas por mês. O benefício é destinado a alunos que residem a mais de um quilômetro da escola, sendo considerado uma política pública fundamental de permanência escolar e inclusão social.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE

Com o fim formal do convênio no dia 18 de maio deste ano e sem os repasses estaduais desde fevereiro, a Prefeitura de Manaus passou a arcar sozinha com os custos do programa, inclusive garantindo, de forma excepcional, o benefício para estudantes da rede estadual até 21 de junho. Diante da sobrecarga e da necessidade de equilíbrio financeiro, o Município decidiu recorrer ao Judiciário para que o Estado volte a cumprir sua parte, cobrindo integralmente as tarifas dos alunos da sua rede. A gestão municipal reitera que a continuidade do Passe Livre depende da responsabilidade compartilhada entre os entes federativos.

Confira a nota completa da Prefeitura

Em dezembro de 2021, a Prefeitura de Manaus firmou convênio com o Governo do Amazonas, que entrou em vigor em fevereiro de 2022, instituindo o Programa Passe Livre Estudantil, garantindo 44 passagens gratuitas por mês para estudantes da rede pública municipal e estadual que residem a mais de um quilômetro da escola.

Desde então, o programa se consolidou como uma importante política pública de inclusão social e permanência escolar, beneficiando cerca de 342 mil estudantes das redes municipal e estadual de ensino.

Contudo, desde fevereiro de 2025, o Governo do Estado deixou de repassar os valores referentes à sua parte no custeio do programa. Com isso, o Município de Manaus, idealizador da iniciativa, passou a arcar sozinho com os custos do Passe Livre para os estudantes das duas redes de ensino. O convênio entre os entes foi formalmente encerrado em 18 de maio de 2025.

Mesmo diante da ausência de repasses estaduais, a Prefeitura manteve o benefício de forma excepcional e emergencial para os alunos da rede estadual até o dia 21 de junho de 2025, além de seguir garantindo o passe livre para os estudantes da rede municipal.

Diante do cenário de desequilíbrio e da necessidade de assegurar a continuidade do benefício, o Município ingressou com ação judicial para que ambos os entes, Estado e Município, honrem com suas obrigações no Programa. O objetivo é que o Estado arque com o valor integral da tarifa dos estudantes da sua rede, da mesma forma que o Município já faz com os alunos da rede municipal.

A Prefeitura de Manaus reforça a importância do Passe Livre Estudantil como ferramenta essencial para garantir o acesso à educação, combater a evasão escolar e promover justiça social. Para que o programa continue beneficiando milhares de famílias manauaras, é imprescindível a colaboração responsável e igualitária entre o Estado e o Município.

📌 Leia mais notícias sobre Manaus no Portal Remador.

🚨 TÁ NO REMADOR!

Não fique por fora. Se a notícia é quente, ela chega primeiro aqui. Entre na nossa comunidade no WhatsApp.

LEIA TAMBÉM NO REMADOR:

  • David Almeida vistoria asfalto na Cidade Nova e marca 7 mil ruas recuperadas em Manaus
  • Prefeitura de Manaus e Basa oferecem crédito de R$ 6 mil para fortalecer comércio informal no Centro
  • Prefeitura de Manaus recupera drenagem profunda no Educandos e garante estabilidade na Avenida Presidente Kennedy
  • Prefeito David Almeida abre ano letivo de 2026 e destaca educação como eixo estruturante do desenvolvimento urbano
COMPARTILHAR

Acompanhe o Portal Remador. Conteúdo autoral protegido.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SUGERIR CORREÇÃO