URGENTE
Logo
EDITORIA Justiça
Carnaval
Urgente Câmara aprova ‘Gás do Povo’ e garante botijão grátis para 15 milhões de famílias
Manaus, Terça, 3 de Fev de 2026
P U B L I C I D A D E
Home Justiça MP-AM investiga uso de prédios públicos como abrigo para cães em Humaitá

MP-AM investiga uso de prédios públicos como abrigo para cães em Humaitá

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Humaitá, instaurou uma Notícia de Fato para investigar uma denúncia de que prédios públicos próximos à Prefeitura de Humaitá estariam sendo utilizados como abrigo para cães por uma associação privada. RESUMO DO REMADOR + A denúncia foi formalizada em […]
Por Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM
Publicado em: 13/10/2025 às 22:10
MP-AM investiga uso de prédios públicos como abrigo para cães em Humaitá
Foto: Reprodução
Compartilhe!

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Humaitá, instaurou uma Notícia de Fato para investigar uma denúncia de que prédios públicos próximos à Prefeitura de Humaitá estariam sendo utilizados como abrigo para cães por uma associação privada.

RESUMO DO REMADOR +
  • A denúncia foi formalizada em 18 de novembro de 2024, por um morador identificado como J.R.T.S, que relatou à Promotoria a presença de diversos cães no hall da Prefeitura, além de potes de água e ração espalhados pelo local.
  • De acordo com o denunciante, os animais estariam sob a responsabilidade de uma ONG coordenada por uma mulher identificada como “Dra.
  • Nívea”, que aguardaria a disponibilização de um espaço adequado para acolhimento.

A denúncia foi formalizada em 18 de novembro de 2024, por um morador identificado como J.R.T.S, que relatou à Promotoria a presença de diversos cães no hall da Prefeitura, além de potes de água e ração espalhados pelo local.

PUBLICIDADE

De acordo com o denunciante, os animais estariam sob a responsabilidade de uma ONG coordenada por uma mulher identificada como “Dra. Nívea”, que aguardaria a disponibilização de um espaço adequado para acolhimento. No entanto, os cães permanecem no local há cerca de seis meses, o que teria gerado situação de insalubridade e risco à saúde pública.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE

O morador também afirmou que os animais apresentariam comportamentos agressivos, inclusive contra crianças, sem medidas de contenção adequadas.

Ainda segundo o documento, a ONG chegou a receber um imóvel antigo — que já funcionou como agência dos Correios — para uso temporário, mas o local também se tornou impróprio e insalubre, com risco de disseminação de vírus e bactérias.

A denúncia destaca que os cães fazem necessidades fisiológicas dentro dos prédios públicos durante a noite e, em algumas ocasiões, invadem escolas próximas à Prefeitura, agravando o problema.

Diante da gravidade dos relatos, o MP-AM determinou a instauração da Notícia de Fato nº 163.2025.000045, sob responsabilidade da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Humaitá, por envolver questões de meio ambiente e saúde pública.

O Ministério Público também oficiou a Delegacia Interativa de Humaitá, requisitando a abertura de inquérito policial para apurar as responsabilidades civis e criminais dos envolvidos, com base no artigo 5º, inciso II, do Código Penal.

VEJA O DOCUMENTO:

Escrito por:

Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez é jornalista profissional (MTB 1697/AM) com ampla experiência na cobertura política, econômica e cotidiana do Amazonas. Fundador do Portal Remador, dedica-se a levar informação precisa sobre Manaus e os municípios do interior, com foco em transparência e interesse público. Especialista em análise política regional e cobertura das Eleições 2026.

Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a notícia que chega até você!

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Compartilhar
📱 WhatsApp 👥 Facebook 🐦 Twitter X 👔 LinkedIn
HOME INSTAGRAM FACEBOOK ANUNCIE