live_tvINSCREVA-SE NO REMADOR TV
Google News Siga o Remador no Google News
Google News Siga o Remador no Google News!

Manaus (AM) – Com objetivo de reduzir o abandono escolar, a Secretaria de Estado Educação e Desporto realiza ao longo desta semana a ‘Mobilização do Projeto Permanecer’. A ação acontece em todas as escolas da rede estadual na capital e no interior do estado, com palestras, rodas de conversa, apoio psicológico, psicossocial e acompanhamento do conselho tutelar.

Continua depois a Publicidade

O projeto visa trabalhar com toda a comunidade escolar, principalmente os estudantes, especificamente aqueles que estão infrequentes. O contato é feito diretamente com os responsáveis dos estudantes, onde é identificado a causa do possível abandono escolar. Em seguida, a equipe trabalha em conjunto com as escolas para um plano de ação que visa intervir na infrequência desses estudantes.

Na Escola Estadual Balbina Mestrinho, na zona sul de Manaus, cerca de 140 estudantes já foram alcançados pela iniciativa. A gestora da unidade de ensino, Jeane Hidalgo, ressalta os resultados que já vem acontecendo na escola. “Eu sei que essa grande mobilização e o corpo a corpo com a família faz com que esses alunos retornem à escola, por isso é tão importante que atividades de sensibilização continuem acontecendo”, frisa.

Richard da Silva, de 16 anos, cursa o 9º ano e é um dos estudantes que retornou a sala de aula após o trabalho de busca feito pela escola. Ele destaca a importância da educação e do projeto para seu crescimento. “Eu tô me adaptando mais às aulas, às matérias e à escola. Esses dias de mobilização tem sido muito bom, eu tive a oportunidade de aprender muitas coisas” aponta.

As mobilizações contra o abandono escolar foram intensificadas com o retorno das aulas presenciais no período pandêmico da Covid-19. A Secretaria de Educação criou o Busca Ativa para que os estudantes em potencial abandono escolar fossem acompanhados e pudessem retornar à educação escolar, participando, inclusive, de aulas de recuperação de aprendizagem pelo tempo que estiveram ausentes.

Instagram Box
×

Siga-nos no Instagram e fique por dentro das últimas notícias!

message Siga Agora!
Share.
Google News Siga o Remador no Google News!