Anúncio Mobile: Fale Conosco pelo WhatsApp Anúncio Desktop: Fale Conosco pelo WhatsApp
JustiçaNhamundá

Ministério Público reforça fiscalização das forças de segurança em Nhamundá para 2025

Compartilhe!
Ministério Público reforça fiscalização das forças de segurança em Nhamundá para 2025
Foto: Divulgação
Compartilhe!

Para promover medidas que garantam a regularidade dos serviços públicos na área da segurança, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Nhamundá, instaurou, na última segunda-feira (13/01), um procedimento administrativo para fiscalizar, de forma continuada, as atividades da Polícia Militar no município, durante o ano de 2025.

A vistoria está programada para o dia 21 de janeiro e obedece ao artigo 3º da Lei Orgânica do MPAM, que prevê que os membros ministeriais exerçam o controle externo da atividade policial por meio de procedimentos administrativos, com o objetivo de fiscalizar a condução das políticas públicas ou institucionais que assegurem a prevenção e a correção de ilegalidades, abuso de poder e autoridade em órgãos que atuam como forças de segurança pública.

De acordo com a Resolução nº 279/2023, o controle externo da atividade policial deve ocorrer em duas fases semestrais, com visitas presenciais ou remotas às unidades policiais. A primeira fase, realizada de janeiro a abril, refere-se ao período de julho a dezembro do ano anterior, enquanto a segunda, de julho a outubro, abrange os meses de janeiro a junho do ano corrente.

Para a promotora de Justiça Ana Carolina Arruda, autora da ação, a medida tem como objetivo compreender, de forma mais aprofundada, as condições de trabalho dos policiais, as estratégias empregadas para assegurar a segurança pública e a relação estabelecida entre a corporação e a comunidade nhamundaense.

“O papel do Ministério Público nesse cenário é fortalecer a transparência, a legalidade e o respeito aos direitos humanos, pilares indispensáveis para consolidar a segurança pública e reforçar a confiança da sociedade nas instituições, especialmente na atuação da força policial”, comentou.

No documento expedido, o MPAM solicitou que a Polícia informe, no prazo máximo de dez dias, sobre o quadro pessoal do órgão e se há previsão para aumento do efetivo policial, indicando o nome e a patente de cada agente público, a escala de turnos, os canais de formulação de denúncia disponibilizados à população e a quantidade de viaturas disponíveis, além de outras informações pertinentes à segurança pública.

Continuidade das ações no munícipio

Em outubro de 2024, a promotoria de Justiça da localidade realizou inspeções na Delegacia Interativa de Polícia de Nhamundá, onde foram verificadas a situação da estrutura física do prédio, a gestão de recursos humanos, a cadeia de custódia, a carceragem, o fluxo procedimental, os registros de procedimentos policiais e as apreensões realizadas durante o ano.

Compartilhe!
Written by
Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez, formado em Comunicação Social, acumula mais de 10 anos de experiência em assessoria de imprensa parlamentar e é especialista em estratégias políticas e marketing político.

Related Articles

Yara Amazônia Lins é homenageada pelos 50 anos de carreira durante posse no TCE-AM

Corregedor-geral eleito, Luis Fabian, destacou trajetória iniciada em 1975 e marcada por...

Em posse histórica, Yara Amazônia Lins assume terceiro mandato e consolida trajetória pioneira no TCE-AM

A recondução marca um momento histórico para o Tribunal. Yara Amazônia Lins...

MPAM realiza ação conjunta em bares, adegas e estabelecimentos congêneres na véspera da Festa do Guaraná

Operação contou com apoio interinstitucional do estado e do município

Dr. Lucivan Araújo é homenageado com o Prêmio Águia Americana Justiça 2025 em São Paulo

Reconhecimento destaca atuação social e excelência do escritório em Direito Previdenciário