URGENTE
Remador
PARINTINS
Parintins
Plantão Ministério Público aperta cerco contra Prefeitura de Parintins por falta de transparência na folha da Semcom
Manaus, Terça, 10 de Fev de 2026
Assuntos:
#PREFEITO DAVID ALMEIDA #POSSE DA ALEAM #ABERTURA TRABALHOS CMM #POLÍCIA PRENDE#GOVERNADOR WILSON LIMA #AUXÍLIO ESTADUAL #CONCURSO SEGURANÇA AM #CARNAILHA 2026#FESTIVAL DE PARINTINS #REFORÇO POLICIAL INTERIOR #DAVID ALMEIDA REELEIÇÃO #INVESTIGAÇÃO PF#PASTORA PRESA MANAUS #TRÂNSITO AVENIDA DAS TORRES #MORTES NO COMANDO VERMELHO #PREFEITURA DE MANAUS
P U B L I C I D A D E
Home Amazonas+ Parintins Ministério Público aperta cerco contra Prefeitura de Parintins por falta de transparência na folha da Semcom

Ministério Público aperta cerco contra Prefeitura de Parintins por falta de transparência na folha da Semcom

PARINTINS (AM) – O Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou um procedimento preparatório para investigar possíveis irregularidades funcionais envolvendo o servidor Naubert Souza e Souza, que segundo o Ministério Público na época era lotado na Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Parintins. A portaria, publicada na edição nº 3256 do Diário Oficial Eletrônico […]
Por Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM | Jornalista | MTB 1697/AM
Publicado em 09/02/2026 às 21:47 Atualizado em: 09/02/2026 ÀS 22:34
Ministério Público aperta cerco contra Prefeitura de Parintins por falta de transparência na folha da Semcom
Compartilhe!

PARINTINS (AM) – O Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou um procedimento preparatório para investigar possíveis irregularidades funcionais envolvendo o servidor Naubert Souza e Souza, que segundo o Ministério Público na época era lotado na Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Parintins. A portaria, publicada na edição nº 3256 do Diário Oficial Eletrônico nesta segunda-feira (9), levanta suspeitas sobre o recebimento de salários sem a devida contraprestação de serviços.

RESUMO DO REMADOR +
  • A portaria, publicada na edição nº 3256 do Diário Oficial Eletrônico nesta segunda-feira (9), levanta suspeitas sobre o recebimento de salários sem a devida contraprestação de serviços.
  • A investigação busca esclarecer se Naubert exercia de fato as funções para as quais foi contratado ou se o caso se enquadra na prática de "servidor fantasma", além de apurar um possível desvio de função.
  • Ambas as situações podem configurar ato de improbidade administrativa e lesão ao patrimônio público.

A investigação busca esclarecer se Naubert exercia de fato as funções para as quais foi contratado ou se o caso se enquadra na prática de “servidor fantasma”, além de apurar um possível desvio de função. Ambas as situações podem configurar ato de improbidade administrativa e lesão ao patrimônio público.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE

“… instaurar o presente Procedimento Preparatório tendo como finalidade delimitar o objeto de possível investigação relacionada (…) e eventual prática de ato de improbidade administrativa e de dano ao erário”, destaca um trecho do documento assinado pelo MP.

A “BOMBA” DOS BLOGS PRIVADOS

O ponto mais polêmico do Inquérito Civil, revelado agora pelo Portal Remador, é a requisição de esclarecimentos sobre assessores de comunicação da prefeitura que atuam como “administradores” de blogs. O MPAM aponta uma incompatibilidade direta entre a atividade privada e a função pública, sugerindo que o dinheiro do contribuinte pode estar financiando interesses particulares de mídia.

“Esclarecimentos sobre o regime administrativo desses servidores ocupantes do cargo de ‘assessor de comunicação’, que eventualmente são ‘administradores’ de blogs e portais de notícia, dada a incompatibilidade dessa atividade privada com a função pública”, determina o Ministério Público.

DILIGÊNCIAS DE IMPACTO A Coordenadoria de Recursos Humanos da Prefeitura tem 10 dias úteis para entregar:

  • Cópia integral das folhas de ponto/frequência de Naubert Souza em todo o período de vínculo;
  • Ato de nomeação e descrição detalhada das funções;
  • Esclarecimentos sobre os critérios de seleção para a contratação de assessores de comunicação na Ilha.

O Ministério Público também cobrou respostas diretas da Secretaria Municipal de Comunicação Social, que já havia sido provocada anteriormente no procedimento, mas não forneceu esclarecimentos completos.

RISCO AO PATRIMÔNIO

Embora o termo “fantasma” não conste explicitamente no texto jurídico, o rigor das diligências, especialmente a exigência de provas de presença física, indica que a promotoria suspeita de um prejuízo direto ao dinheiro público. A Constituição Federal é clara ao proibir a remuneração de servidores que não cumprem sua carga horária ou que acumulam cargos de forma ilegal.

O portal Remador procurou a Secretaria de Comunicação de Parintins, mas até o presente momento não obteve respostas sobre o caso. O canal segue aberto.

VEJA O DOCUMENTO:

portal remador qO74dZVq

COMPARTILHAR

Acompanhe o Portal Remador. Conteúdo autoral protegido.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE