URGENTE
COBERTURA DO
CARNAVAL
Urgente Xadrez Eleitoral: O plano estratégico por trás da ida de Tadeu para o PP e a pré-candidatura de Wilson Lima
Manaus, Quinta, 12 de Fev de 2026
Assuntos:
#PREFEITO DAVID ALMEIDA #POSSE DA ALEAM #ABERTURA TRABALHOS CMM #POLÍCIA PRENDE#GOVERNADOR WILSON LIMA #AUXÍLIO ESTADUAL #CONCURSO SEGURANÇA AM #CARNAILHA 2026#FESTIVAL DE PARINTINS #REFORÇO POLICIAL INTERIOR #DAVID ALMEIDA REELEIÇÃO #INVESTIGAÇÃO PF#PASTORA PRESA MANAUS #TRÂNSITO AVENIDA DAS TORRES #MORTES NO COMANDO VERMELHO #PREFEITURA DE MANAUS
P U B L I C I D A D E
Home Amazonas+ Médico é afastado após acompanhante ser agredida dentro de SPA da Alvorada por funcionário não autorizado

Médico é afastado após acompanhante ser agredida dentro de SPA da Alvorada por funcionário não autorizado

Filha de paciente é agredida por auxiliar sem vínculo com SES-AM; Estado aplica ação sancionatória e reforça repúdio à violência
Por Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM | Jornalista | MTB 1697/AM
Publicado em 29/12/2025 às 18:28
Médico é afastado após acompanhante ser agredida dentro de SPA da Alvorada por funcionário não autorizado
Foto: Reprodução
Compartilhe!

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) instaurou uma Ação Sancionatória contra o Instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas (Icea) e determinou o afastamento do médico Juan Carlos Guzman Marapara, após descumprimento de cláusulas contratuais que permitiram a atuação irregular de um auxiliar não autorizado.

RESUMO DO REMADOR +
  • O episódio ocorreu no SPA Alvorada, na manhã de sábado (27/12), quando a filha de uma paciente foi agredida por Adriel Martins das Neves, apontado como auxiliar do cirurgião, mas que não possui vínculo com a SES-AM.
  • Segundo a secretaria, a presença do indivíduo caracteriza descumprimento contratual e infração ética, já que o profissional não tinha autorização para atuar na unidade, nem como estagiário, nem em qualquer outra função.
  • O afastamento de Juan Carlos Guzman Marapara foi determinado inicialmente por 30 dias, com possibilidade de renovação dependendo do andamento do processo administrativo.

O episódio ocorreu no SPA Alvorada, na manhã de sábado (27/12), quando a filha de uma paciente foi agredida por Adriel Martins das Neves, apontado como auxiliar do cirurgião, mas que não possui vínculo com a SES-AM.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE

Segundo a secretaria, a presença do indivíduo caracteriza descumprimento contratual e infração ética, já que o profissional não tinha autorização para atuar na unidade, nem como estagiário, nem em qualquer outra função.

O afastamento de Juan Carlos Guzman Marapara foi determinado inicialmente por 30 dias, com possibilidade de renovação dependendo do andamento do processo administrativo. Durante esse período, ele está impedido de atuar em qualquer unidade de saúde gerida pelo Estado, enquanto a empresa contratada deve garantir o cumprimento da determinação.

A Ação Sancionatória é um instrumento jurídico que permite apurar infrações, aplicar penalidades e assegurar ampla defesa. O procedimento pode resultar em multa, rescisão contratual ou impedimento da empresa para licitar e contratar com o Estado, dependendo da conclusão do processo e da análise das responsabilidades.

Em nota, a SES-AM destacou que repudia atos de violência, não compactua com condutas que violem a ética e dignidade humana e informou que está colaborando com as autoridades policiais na investigação do caso.

📌 Leia mais notícias sobre Amazonas+ no Portal Remador.

🚨 TÁ NO REMADOR!

Não fique por fora. Se a notícia é quente, ela chega primeiro aqui. Entre na nossa comunidade no WhatsApp.

LEIA TAMBÉM NO REMADOR:

  • De 5km a 42km, veja percursos, hidratação e como se inscrever na Maratona de Manaus 2026
  • David Almeida apresenta balanço recorde na CMM e projeta nova era de infraestrutura até 2028
  • Confira os confrontos que movimentam os gramados brasileiros nesta semana
  • Prefeitura de Coari lança Mutirão de Cirurgias Eletivas com 4 mil procedimentos programados para 2026
COMPARTILHAR

Acompanhe o Portal Remador. Conteúdo autoral protegido.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SUGERIR CORREÇÃO