POLíTICA
Publicidade

Ivo Neto propõe lei para criar Programa de Incentivo à Terceira Idade na Cultura de Manaus

Deliberado na manhã desta segunda-feira (01/06) no Plenário Adriano Jorge, Projeto de Lei nº 340/2026 segue para a CCJR; proposta do parlamentar cria editais de fomento, oficinas gratuitas e garante gratuidade ou meia-entrada a idosos em eventos públicos
SIGA O PORTAL:
Ivo Neto propõe lei para criar Programa de Incentivo à Terceira Idade na Cultura de Manaus - Portal Remador
Compartilhe!

MANAUS (AM) — A inclusão e o bem-estar da população da terceira idade ganharam um importante aliado no parlamento municipal. Foi deliberado, na manhã desta segunda-feira (01/06), no Plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei nº 340/2026, de autoria do vereador Ivo Neto (Democratas). A matéria estabelece as diretrizes para a criação do Programa Municipal de Incentivo à Participação de Idosos na Cultura, uma iniciativa que visa combater o isolamento social e garantir o envelhecimento ativo através da arte.

Publicidade

Segundo os dados técnicos do IBGE anexados à justificativa do projeto de lei, a capital amazonense já ultrapassa a marca de 200 mil pessoas idosas. Muitas delas enfrentam rotinas de abandono afetivo e escassez de opções de lazer comunitário. Com a nova tramitação, a proposta legislativa de Ivo Neto carimba o passaporte para debate nas comissões técnicas, iniciando pela 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Publicidade

O texto articulado pelo vereador prevê um cardápio de ações integradas entre o Poder Executivo e a sociedade civil. Pela proposta, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria direta com a Fundação Dr. Thomas e a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), poderá lançar editais de fomento específicos para projetos culturais estrelados por idosos, além de organizar festivais municipais da terceira idade. A lei também abre espaço para que o município firme convênios com universidades e associações de bairro para descentralizar oficinas gratuitas de artesanato, cinema, literatura, dança e teatro, aproximando as atividades de quem mora nas zonas mais distantes do Centro.

Publicidade

“A cultura não é apenas uma ferramenta de entretenimento, ela gera saúde mental, devolve a autoestima e salva vidas. Nosso projeto nasce para garantir que a experiência e os saberes tradicionais da terceira idade sejam valorizados e transmitidos às novas gerações. Envelhecer com dignidade e com acesso gratuito à arte é um direito fundamental que precisamos assegurar em Manaus”, defendeu o vereador Ivo Neto.

O programa desenhado pelo vereador busca replicar no Amazonas os excelentes resultados de políticas públicas já consolidadas em outras capitais brasileiras, como São Paulo, Curitiba e Recife. Nesses locais, o fomento cultural intergeracional reduziu os índices de depressão na terceira idade e fortaleceu a convivência comunitária nos bairros.

Publicidade

CONTEÚDO ESTRATÉGICO REMADOR

Redação Remador

Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez é jornalista profissional (MTB 1697/AM) com ampla experiência na cobertura política, econômica e cotidiana do Amazonas. Fundador do Portal Remador, dedica-se a levar informação precisa sobre Manaus e os municípios do interior, com foco em transparência e interesse público. Especialista em análise política regional e cobertura das Eleições 2026.

Publicidade
amazonascriarculturaidadeincentivoivoleiManausnetoparaPolíticaprogramapropõeterceira