Pular para o conteúdo principal
Portal Remador - Hard News de Manaus e Amazonas
SEGURANçA

Governo do Rio vai pagar R$ 5 mil por fuzil apreendido por policiais

Rio de Janeiro (RJ) – O governo do Rio de Janeiro anunciou que irá pagar um bônus de R$ 5 mil aos policiais civis e militares por cada fuzil apreendido em operações policiais. A medida, que já está valendo, foi publicada hoje no Diário Oficial do estado. Após cinco meses de análise do Sistema Integrado […]
SIGA O PORTAL:
Governo do Rio vai pagar R$ 5 mil por fuzil apreendido por policiais Portal Remador
Foto: Reprodução Redes Sociais
Compartilhe!

Rio de Janeiro (RJ) – O governo do Rio de Janeiro anunciou que irá pagar um bônus de R$ 5 mil aos policiais civis e militares por cada fuzil apreendido em operações policiais. A medida, que já está valendo, foi publicada hoje no Diário Oficial do estado.

Após cinco meses de análise do Sistema Integrado de Metas, o governo implementou essa medida para incentivar a redução da letalidade policial e melhorar a segurança pública. A ideia é premiar os policiais pelo sucesso na apreensão de armamento ilegal.

No entanto, especialistas têm opiniões diferentes. A professora de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense, Jaqueline Muniz, acredita que isso pode estimular a corrupção entre os policiais. O ex-comandante da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Coronel Ubiratan Ângelo, também não considera a medida ideal.

Para receber o bônus, o policial deve ter apreendido um fuzil sem registro ou autorização legal de porte. Além disso, o fuzil deve estar em funcionamento após perícia. As secretarias de Polícia Civil e de Polícia Militar terão até 60 dias para definir os procedimentos internos para a premiação.

O bônus também será dado aos policiais que apreenderem fuzis enquanto estão de folga. Se mais de um policial estiver envolvido na apreensão, o valor será dividido entre eles. Agentes afastados por motivos disciplinares não terão direito ao bônus. Os pagamentos serão feitos em junho e dezembro.

De acordo com o Instituto de Segurança Pública, 366 fuzis foram apreendidos no primeiro semestre deste ano, representando um aumento de 64% em relação ao mesmo período do ano passado.

Foto de Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM
Redação Remador

Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez é jornalista profissional (MTB 1697/AM) com ampla experiência na cobertura política, econômica e cotidiana do Amazonas. Fundador do Portal Remador, dedica-se a levar informação precisa sobre Manaus e os municípios do interior, com foco em transparência e interesse público. Especialista em análise política regional e cobertura das Eleições 2026.