Com a aproximação da COP 30, que será realizada em 2025, em Belém (PA), cresce o debate sobre o papel do Brasil nas discussões globais sobre sustentabilidade e clima. Especialistas de diferentes áreas têm contribuído com análises e propostas que apontam caminhos possíveis para que o país fortaleça sua atuação na agenda ambiental internacional — abordando desde políticas de mitigação e adaptação até modelos de produção mais circulares e inclusivos. A seguir, apresentamos nomes que podem oferecer análises, entrevistas e reflexões sobre os desafios e oportunidades do Brasil na agenda climática global e nas discussões que antecedem a COP 30, fortalecendo esse debate tão importante.
Saville Alves – Presidente da Abelore (Associação Brasileira de Logística Reversa) – Cofundadora e Líder de Negócios da SOLOS.
“Sonhar, criar e fazer acontecer”, a combinação desses três pilares têm conduzido a jornada de Saville Alves, empreendedora de impacto na SOLOS, startup que promove a reciclagem junto a grandes marcas, públicos tem transformado a economia circular em presença na vida das pessoas, dos territórios e de marcas. Formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em comunicação social, iniciou seu ativismo a partir das experiências na universidade pública, quando atuou como uma das principais lideranças em movimentos de jovens empreendedores. No mercado, atuou em empresas como Braskem S.A. e Oi S.A, e no terceiro setor nas ONGs TETO e ARCAH. Essa combinação de vivências inspirou um olhar de intencionalidade em sua jornada e levou Saville a fundar a SOLOS, uma das principais startups de impacto na área de economia circular, e se tornar Presidente da Associação Brasileira de Logística Reversa. Essa trajetória é também marcada por reconhecimentos da Forbes como uma das 20 mulheres mais inovadoras e do Prêmio Social Empreendedor Folha de São Paulo. Como liderança, Saville tem compartilhado seus conhecimentos em palestras, como Rio Innovation Week, Web Summit e Bienal do Lixo e integra a Rede de Líderes da Fundação Lemann.
Saville estará na COP 30 nos seguintes dias:
– 11/11 Pavilhão Brasil (Verde)
Painel Gestão de Resíduos Sólidos como Estratégia Climática: experiências locais e cooperação internacional
Prefeitura Municipal de Salvador + SOLOS
RECOMENDADO PARA VOCÊ
– 13/11 COP30 Investor Forum (Blue Zone) – 11h
O Investor Forum conecta inovações em resiliência identificadas pelo GRP (Global Resilience Partnership) a potenciais financiadores e parceiros, impulsionando sua expansão e impacto.
– 12/11 AMBEV 15h às 18h – Espaço da Corona
Programação:
15h às 16h SOLOS
16h às 17h Abelore
– 16/11 Painel sobre Justiça Climática (Green Zone)
Espaço Folha
11h às 11h45
Luana Ozemela – Chief Sustainability Officer do iFood
Economista e executiva, Luana Ozemela (45) é uma das vozes mais relevantes na interseção entre tecnologia, equidade e impacto social na América Latina. Atual Chief Sustainability Officer do iFood, ela também é conselheira do Global Future Councils 2025, iniciativa do Fórum Econômico Mundial, e foi eleita uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina pela Bloomberg Línea (2023). Com uma trajetória que une o setor privado, organismos multilaterais e o ecossistema de inovação, Luana acumula reconhecimentos como o Prêmio Sim à Igualdade Racial (Categoria Liderança, 2023) e o título de uma das 100 Mulheres da Inovação pela Época Negócios. É ainda conselheira da UNICEF, do CEERT e do Capitalismo Consciente, além de cofundadora de iniciativas como BlackWin, DIMA, PreCapLab e GryndTech, que atuam no fortalecimento do empreendedorismo e da liderança negra no país. Ex-funcionária do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luana liderou projetos de equidade em 20 países da América Latina e do Caribe, acumulando uma visão estratégica sobre políticas públicas e modelos de desenvolvimento inclusivo.
Para a COP30, a executiva defende que o Brasil assuma seu papel de protagonista na transição verde e justa, destacando a importância de políticas climáticas que também gerem oportunidades econômicas e inclusão social. Luana pode contribuir com análises sobre a integração entre sustentabilidade e tecnologia, o papel das empresas no avanço das metas de descarbonização e a importância de modelos de negócio que regenerem tanto o planeta quanto as relações humanas.
Agenda na COP30
Luana Ozemela estará presente em Belém do Pará durante a COP30, integrando uma série de encontros estratégicos e painéis voltados à agenda de descarbonização e inclusão socioeconômica. Entre suas participações confirmadas estão:
- 10/11 – Casa Brasil (Blue Zone): Painel Cidades inteligentes – Como a inovação descarboniza a mobilidade urbana
- 11/11 – Pavilhão WCF (Blue Zone): Painel Cidades Sustentáveis: O Papel das Empresas na Transformação Urbana
- 13/11 – Museu das Amazônias: Cocktail at COP30 – Derisking Amazonia | GBF & IDB Group
- 14/11 – Assembleia Paraense: Eletromobilidade e Inovação
- 14/11 – TBC (Blue Zone): Jobs, Skills and Climate: Realizing Good Transitions
- 17/11 – Pavilhão do WWF (Blue Zone): Forest Action Day na COP30
Ana Bavon – Advogada estrategista em Direitos Humanos e ESG | Fundadora da Ana Bavon Consultoria
Advogada e estrategista, Ana Bavon é fundadora da Ana Bavon Consultoria, uma consultoria de inteligência em Direitos Humanos e ESG que assessora grandes empresas como Bayer, Gol Smiles, TransUnion, Alpargatas, Visa e outras organizações líderes em seus setores. Reconhecida por sua visão sistêmica sobre sustentabilidade e equidade, ela atua há mais de uma década conectando negócios, propósito e direitos humanos. Professora titular do MBA em ESG da Faculdade Exame e convidada em instituições como a FIA USP, Ana também é Conselheira Independente e Conselheira Consultiva do Movimento Elas Lideram e membra do Comitê de Auditoria do Pacto Global da ONU, reforçando sua atuação junto a agendas internacionais de governança e responsabilidade social. Com presença marcante em debates públicos, Ana é colunista mensal da revista Fast Company Brasil, e já escreveu para veículos como Forbes, Consumidor Moderno e Estadão. Quatro vezes TEDxSpeaker, incluindo no TEDxSão Paulo – o maior da América Latina, ela se consolidou como uma das principais vozes brasileiras sobre ética corporativa e transformação sustentável. Em 2023, integrou a delegação brasileira no 12º Fórum Mundial de Empresas e Direitos Humanos, promovido pelo Alto Comissariado da ONU no Palácio das Nações, em Genebra (Suíça) — reforçando sua presença internacional no debate sobre governança responsável.
Durante a COP30, Ana propõe um olhar voltado à Justiça Climática, ressaltando que a transição ecológica precisa incluir os territórios e comunidades mais impactados pelas desigualdades ambientais. Para ela, o Brasil tem a oportunidade de se tornar referência global ao alinhar a governança ESG à promoção de um desenvolvimento ambientalmente regenerativo e socialmente justo. Ela estará presente nos dias 13 e 14 com a lente de justiça social.
Felicidade Collective – Agência de marketing especializada na Nova Economia
A Felicidade Collective é uma agência de comunicação da nova economia que trabalha para criar relações profundas entre marcas e pessoas, gerando valor para os negócios e para a sociedade ao mesmo tempo. Especializada em criar narrativas sustentáveis para empresas e marcas, a agência une estratégia, criatividade e impacto positivo para ajudar empresas a se posicionarem de forma mais coerente e regenerativa. À frente da operação brasileira está Tomás Correa, criativo com mais de 20 anos de experiência e passagens por campanhas premiadas de marcas como Fiat, Guaraná Antarctica, Bradesco e Google. Já Mariana Nunes, sócia e COO, tem trajetória em Leo Burnett, Ogilvy e DRUID e é especializada em Mudanças Climáticas pela Harvard T.H. Chan School, liderando a integração entre comunicação, inovação e sustentabilidade — do digital ao live marketing, passando por ações em ESG e economia regenerativa.
Durante a COP30, ambos podem contribuir com análises sobre sustentabilidade no marketing, comunicação regenerativa e o papel das marcas na transição para uma economia de impacto.
Siga o Portal Remador:
Compartilhar Notícia:
Tópicos Relacionados
VOCÊ NÃO PODE PERDER NO REMADOR:

Wilson Lima transforma o gás do Amazonas em energia para o Norte e leva política de transição à COP 30

COP 30, a hora da verdade

Lula sobre o Fundo Florestas Tropicais para Sempre: "Estamos querendo sair da era da doação"

Prefeito David Almeida vai apresentar na COP 30 projeto das ecobarreiras que retêm 300 toneladas de lixo nos igarapés de Manaus

Novo aeroporto de Belém conecta Amazônia e deve bater recorde de movimentação
