Pular para o conteúdo principal
Portal Remador - Hard News de Manaus e Amazonas
AMAZONAS+

Energisa anuncia energização de nova Subestação Balbina no Amazonas

A Energisa anuncia a conclusão de mais uma etapa significativa no projeto de concessão da Energisa Amazonas Transmissora de Energia S.A. (EAM). Em 21 de dezembro, foi realizada a energização da nova Subestação Balbina, marco estratégico para o fortalecimento da infraestrutura elétrica no Amazonas.  Monitoramento Eleições 2026 David Almeida Pré-candidato ao Governo Eduardo Braga Pré-candidato […]
SIGA O PORTAL:
Energisa anuncia energização de nova Subestação Balbina no Amazonas
Foto: Divulgação
Compartilhe!

A Energisa anuncia a conclusão de mais uma etapa significativa no projeto de concessão da Energisa Amazonas Transmissora de Energia S.A. (EAM). Em 21 de dezembro, foi realizada a energização da nova Subestação Balbina, marco estratégico para o fortalecimento da infraestrutura elétrica no Amazonas.
 

O empreendimento EAM, originado no leilão ANEEL 01/2020 (lote 11), inclui revitalizações e construções que beneficiarão a região metropolitana de Manaus e o município de Presidente Figueiredo. O projeto é essencial para a continuidade, modernização e expansão do serviço público de transmissão de energia elétrica, garantindo maior confiabilidade e capacidade para atender à crescente demanda energética da região.
Até o momento, a EAM já alcançou aproximadamente 50% da Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 86,6 milhões, superando as metas regulatórias, que previam 33,67% de RAP operacional até dezembro de 2024.
 

– Bloco 1: Incorporação dos ativos em serviço designados à Amazonas GT (em operação);
– Bloco 2:
• Em operação: Revitalização das subestações Cristiano Rocha e Lechuga, construção de trechos de LT em 230 kV entre a SE Presidente Figueiredo e os pontos de seccionamento da LT Balbina – Cristiano Rocha, e nova SE 230kV Balbina.
• Parcialmente em operação: Nova SE 230/69 kV Presidente Figueiredo (finalização em 2025).
– Blocos 3 e 4 (em implantação): Construção da LT 230 kV Lechuga – Tarumã e da Nova SE 230/138 kV Tarumã e revitalização da subestação Manaus. 

Foto de Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM
Redação Remador

Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez é jornalista profissional (MTB 1697/AM) com ampla experiência na cobertura política, econômica e cotidiana do Amazonas. Fundador do Portal Remador, dedica-se a levar informação precisa sobre Manaus e os municípios do interior, com foco em transparência e interesse público. Especialista em análise política regional e cobertura das Eleições 2026.