URGENTE
Portal Remador
Portal Remador
Selo Carnaval
Remador

EDITORIAL Política

Urgente Toffoli valida competência do STF no Caso Master e nega acordo a Daniel Vorcaro
Manaus, quinta-feira, 29 de jan de 2026
Siga o Remador:
P U B L I C I D A D E
Home Política Eduardo Braga e membros do Congresso entregam o decreto de intervenção federal ao presidente Lula

Eduardo Braga e membros do Congresso entregam o decreto de intervenção federal ao presidente Lula

Brasília (DF) – O senador do Amazonas Eduardo Braga (MDB) acompanhado de outros mebros do Congresso Nacional entregaram ao presidente Lula (PT), o decreto de intervenção federal na segurança do DF devidamente aprovado e promulgado pelo Congresso. Sugestão Editorial • Patrocinado Carregando notícia... Oferecimento: FARMAMEDIC MATRIZ RESUMO DO REMADOR + Brasília (DF) - O senador […]
Eduardo Braga e membros do Congresso entregam o decreto de intervenção federal ao presidente Lula
Compartilhe!

Brasília (DF) – O senador do Amazonas Eduardo Braga (MDB) acompanhado de outros mebros do Congresso Nacional entregaram ao presidente Lula (PT), o decreto de intervenção federal na segurança do DF devidamente aprovado e promulgado pelo Congresso.

RESUMO DO REMADOR +
  • Brasília (DF) - O senador do Amazonas Eduardo Braga (MDB) acompanhado de outros mebros do Congresso Nacional entregaram ao presidente Lula (PT), o decreto de intervenção federal na segurança do DF devidamente aprovado e promulgado pelo Congresso.
  • Braga disse que o momento simbólico é mais uma demonstração de que estamos todos irmanados na defesa da democracia.
  • Diante do que foi visto pela maioria dos presentes como um atentado ao Estado de direito, a Casa aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 1/2023 e consequentemente validou a intervenção federal na área de segurança pública do Distrito Federal.

Braga disse que o momento simbólico é mais uma demonstração de que estamos todos irmanados na defesa da democracia.

PUBLICIDADE

N sessão extraordinária com a presença de 77 dos 81 senadores, prevaleceu nesta terça-feira (10) o entendimento de que os atos antidemocráticos do último domingo (8) em Brasília comprometeram gravemente a ordem pública e configuraram uma tentativa de golpear o livre exercício dos Três Poderes. Diante do que foi visto pela maioria dos presentes como um atentado ao Estado de direito, a Casa aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 1/2023 e consequentemente validou a intervenção federal na área de segurança pública do Distrito Federal.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE

A intervenção foi determinada no final da tarde de domingo (8) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Decreto 11.377, de 2023, após a invasão e depredação dos edifícios onde funcionam o Congresso Nacional, a Presidência da República (Palácio do Planalto) e o Supremo Tribunal Federal (STF).  Nas imediações do Congresso, os vândalos romperam a barreira de segurança que os impedia de seguir até a Praça dos Três Poderes e, de forma violenta, demonstraram inconformismo com o resultado da eleição presidencial do ano passado e o novo mandato conferido a Lula. Somente no Senado, a estimativa é de prejuízos da ordem de R$ 4 milhões.

Escrito por:

Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez é jornalista profissional (MTB 1697/AM) com ampla experiência na cobertura política, econômica e cotidiana do Amazonas. Fundador do Portal Remador, dedica-se a levar informação precisa sobre Manaus e os municípios do interior, com foco em transparência e interesse público. Especialista em análise política regional e cobertura das Eleições 2026.

Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a notícia que chega até você!

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Compartilhar
📱 WhatsApp 👥 Facebook 🐦 Twitter X 👔 LinkedIn
16.199
31.999
ANUNCIE