Brasília (DF) – O senador do Amazonas Eduardo Braga (MDB) acompanhado de outros mebros do Congresso Nacional entregaram ao presidente Lula (PT), o decreto de intervenção federal na segurança do DF devidamente aprovado e promulgado pelo Congresso.
Braga disse que o momento simbólico é mais uma demonstração de que estamos todos irmanados na defesa da democracia.
N sessão extraordinária com a presença de 77 dos 81 senadores, prevaleceu nesta terça-feira (10) o entendimento de que os atos antidemocráticos do último domingo (8) em Brasília comprometeram gravemente a ordem pública e configuraram uma tentativa de golpear o livre exercício dos Três Poderes. Diante do que foi visto pela maioria dos presentes como um atentado ao Estado de direito, a Casa aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 1/2023 e consequentemente validou a intervenção federal na área de segurança pública do Distrito Federal.
A intervenção foi determinada no final da tarde de domingo (8) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Decreto 11.377, de 2023, após a invasão e depredação dos edifícios onde funcionam o Congresso Nacional, a Presidência da República (Palácio do Planalto) e o Supremo Tribunal Federal (STF). Nas imediações do Congresso, os vândalos romperam a barreira de segurança que os impedia de seguir até a Praça dos Três Poderes e, de forma violenta, demonstraram inconformismo com o resultado da eleição presidencial do ano passado e o novo mandato conferido a Lula. Somente no Senado, a estimativa é de prejuízos da ordem de R$ 4 milhões.