A Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou, nesta quarta-feira (11), a elevação da Defesa Civil ao status de Secretaria, desvinculando-a do Corpo de Bombeiros Militar, onde atuava como subcomando desde 2008. A medida busca aumentar a autonomia e a rapidez na resposta a emergências no estado, especialmente diante das mudanças climáticas que afetam a região.
Com a mudança, a nova Secretaria de Defesa Civil do Amazonas terá maior capacidade para articular recursos e ações de forma mais eficiente. Segundo o secretário executivo, Coronel Máximo, “essa mudança nos dará mais autonomia e agilidade, permitindo coordenar melhor as ações e alocar recursos de forma mais eficiente, especialmente em um contexto de mudanças climáticas”.
A Defesa Civil do Amazonas já é responsável por coordenar respostas a diversas crises e, com a nova estrutura, espera-se fortalecer ainda mais sua atuação no estado. A formalização das novas diretrizes da secretaria deve ocorrer nas próximas semanas. Essa iniciativa faz parte de um conjunto de medidas para fortalecer as políticas públicas de proteção e defesa civil no Amazonas, que tem enfrentado um aumento na frequência de eventos climáticos extremos.