Manaus (AM) – Durante a solenidade de posse da nova diretoria da Associação Amazonense dos Municípios (AAM) que aconteceu nesta segunda-feira (02/01), estabelecendo o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e renda e melhorias na área social como metas prioritárias para o próximo biênio. Presidente do órgão, o prefeito Anderson Sousa, de Rio Preto da Eva, afirmou que vai lutar pela industrialização das cidades com a expansão da Zona Franca para o interior do estado. Atualmente, há empresas instaladas em apenas dez cidades.
Anderson Sousa destacou que, apesar de estar previsto nas diretrizes do modelo econômico incentivado, a implantação de indústrias fora de Manaus avançou pouco. “Precisamos interiorizar, não dá para ficar apenas no discurso. Vemos grandes empresas desenvolverem novas tecnologias, mas onde está essa tecnologia no interior? Onde está a pesquisa no Cacau? Onde foram fazer a pesquisa da laranja no Rio Preto? Onde foram fazer pesquisa do peixe liso na área do Solimões? Não existe Zona Franca para o interior”, disse.
Nos últimos quatro anos, foram aprovados 25 projetos industriais em dez cidades amazonenses, o que representou investimentos da ordem de R$ 183 milhões e a geração de cerca de mil postos de trabalho, conforme dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).