Manaus (AM) – O vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB), presidente da 20ª Comissão da Criança, do Adolescente e do Idoso na Câmara Municipal de Manaus, trouxe à atenção o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, especialmente para as pessoas afetadas por essa condição na cidade.
Cordovil ressaltou que a iniciativa de estabelecer um dia de conscientização sobre a condição surgiu em Genebra, Suíça, e foi respaldada pela Organização das Nações Unidas, com o propósito de ampliar a visibilidade do tema e combater o preconceito.
“É crucial compreender que cada pessoa com síndrome de Down possui suas próprias características, gostos e personalidade. Devemos promover o respeito à individualidade”, declarou o vereador, enfatizando a necessidade de superar os estigmas associados à condição.
A Síndrome de Down é ocasionada pela presença de três cromossomos 21 nas células do indivíduo. Cordovil salientou que, embora não seja uma doença, requer atenção desde o nascimento da criança.
Além disso, o vereador destacou a importância dos profissionais de apoio na inclusão das pessoas com síndrome de Down na sociedade. “As pessoas com síndrome de Down têm as suas limitações, mas elas também têm as suas capacidades. Por isso, parabenizo os profissionais de apoio, que têm a competência para ajudar na inclusão”, Finalizou.