News Ticker Lado a Lado e Título Completo
CARREGANDO --:--

A Associação Estadual de Pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais(DII AM) promove uma ação popular de conscientização durante o Maio Roxo, o mês das doenças inflamatórias intestinais(DIIS). Nos dias 17 e 19 de maio, a partir das 18h, o Teatro Amazonas estará roxo. Além disso, no sábado, dia 17, no mesmo horário e em frente ao monumento que estará aceso, a DII Amazonas fará uma ação no Largo de São Sebastião, gratuita e aberta ao público. No local, a associação de pacientes organizará uma roda de conversa com médicos, pacientes e profissionais de saúde, além de distribuir panfletos informativos sobre um problema que causa desconforto, gera preconceito e acomete principalmente indivíduos entre 15 e 35 anos. A iniciativa está em consonância com a Lei Estadual n°5.330/2020, que instituiu a Semana Estadual de Conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais-DII.


As Doenças Inflamatórias Intestinais(DIIs) são enfermidades crônicas representadas, de maneira mais comum, pela Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa. No Brasil, a estimativa de prevalência é de 100 casos para cada 100 mil habitantes, com uma sinalização de aumento de indivíduos diagnosticados nos últimos anos. A jornada até o diagnóstico começa na identificação dos sinais e sintomas que muitas vezes são comuns a outras doenças. A lista é extensa e inclui dor abdominal, sensação de barriga estufada, cólicas, diarreia, emagrecimento, sensação de esvaziamento incompleto do intestino, flatulência exagerada (gases) e por vezes sangue e muco nas fezes. A partir dos sinais e sintomas, a busca por um médico gastroenterologista ou um proctologista torna-se essencial. Somente o tratamento contínuo adequado pode fazer com que o indivíduo tenha uma chance maior de manter uma rotina equilibrada, com qualidade de vida e sem as situações desconfortáveis típicas de quem tem uma Doença Inflamatória Intestinal.


Tratamento
 Os tratamentos para as Doenças Inflamatórias Intestinais são essenciais para o controle do quadro, o que chamamos de remissão. Quando isso ocorre – a partir da adesão à terapia de maneira contínua sempre sob a orientação de um médico gastroenterologista – é possível prevenir os episódios inflamatórios por um período maior por meses ou até alguns anos. Apesar de avanços com o lançamento de novas terapias, o Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas(PCDT) das Doenças Inflamatórias Intestinais ainda é de 2017, o que causa um desequilíbrio de acesso entre o que é ofertado no SUS em comparação aos planos de saúde.

Anuncie

Um exemplo prático é o infliximabe subcutâneo, biossimilar que teve sua incorporação recomendada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde – CONITEC, mas que ainda não está disponível aos pacientes. Pensando nas diferentes realidades vividas em várias regiões do Brasil, esta opção terapêutica tem a vantagem de não precisar ser administrada em ambiente hospitalar, o que ampliaria o acesso dos pacientes ao tratamento, especialmente para quem mora em localidades distantes de clínicas de infusão.

Remador no Instagram Siga no Instagram
portalremador_ REMADOR - Notícias sobre o Amazonas e Política 👉 Notícias do Amazonas e política na palma da sua mão. ⏰ A cada minuto, uma nova notícia 📢 Anuncie no portal que conecta o Amazonas.
Continua depois da publicidade
© 2025 Portal Remador – Todos os direitos reservados | Produzido por RMD Publicidade Digital. 🎩 ELE É O DONO DOS MEUS CAMINHOS!