Manaus (AM) – Na manhã desta quarta-feira (13), o vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB) concedeu entrevista à Rádio Rios FM para falar da iniciativa em prol dos idosos. Durante a entrevista, Cordovil ressaltou a criação da Casa de Passagem não Permanente para Pessoa Idosa como o foco principal de sua emenda.
“Hoje nós temos poucos refúgios de acolhimento para a pessoa idosa, porém a demanda é muito grande para atender essa população que cresce a cada dia. Nossa indicação visa fortalecer as políticas públicas voltadas para essa parcela da sociedade”, destacou Rosivaldo Cordovil.
A Casa de Passagem do Idoso terá como propósito acolher aqueles idosos que foram abandonados, perdidos ou que necessitam de atenção imediata. O objetivo é realizar o encaminhamento adequado em até 24 horas, seja para a família, atendimentos médicos, psicológicos ou centros de acolhimento. A proposta inclui a formação de uma equipe multidisciplinar para garantir o acolhimento integral desses idosos.
O vereador informou que já está trabalhando dentro da Lei Orçamentária Anual de 2024 (LOA) para destinar recursos à criação desta Casa de Acolhimento. Além disso, Cordovil ressaltou sua indicação para a implementação de políticas públicas de conscientização sobre a pessoa idosa nas escolas municipais, direcionadas a crianças e adolescentes.
“É fundamental investir na conscientização desde cedo, por isso, destaco a importância de políticas públicas voltadas à conscientização sobre a pessoa idosa nas escolas municipais. A educação é a base para construirmos uma sociedade mais solidária e respeitosa com nossos idosos. Ao promover a compreensão desde a infância, estamos construindo alicerces sólidos para o respeito e cuidado com essa parcela tão valiosa da nossa comunidade.” Enfatizou Rosivaldo.
Diante da realidade do Amazonas, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam um aumento no número de idosos. Em 2012, o estado registrava 249 idosos para cada mil habitantes, enquanto em 2022, o IBGE apontou um aumento para 377 idosos a cada mil habitantes no Amazonas, conforme a pesquisa da amostra contínua de domicílio.