URGENTE
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026
🏛️
PODER
POLÍTICA
Urgente URGENTE: Bombeiros localizam corpo de vítima do naufrágio da lancha Lima de Abreu XV no Rio Amazonas
SIGA:
Assuntos:
#DAVID ALMEIDA REELEIÇÃO #APURAÇÃO CARNAVAL MANAUS #INVESTIGAÇÃO PF AM #FESTIVAL DE PARINTINS 2026#GOVERNADOR WILSON LIMA #POLÍCIA PRENDE MANAUS #TRÂNSITO AVENIDA DAS TORRES #CONCURSO SEGURANÇA AM#PREFEITURA DE CURITIBA 2026 #GRECA E RATINHO JR #OBRAS LINHA VERDE #CONCURSO PMPR#TRÂNSITO CURITIBA AGORA #POLÍTICA PARANÁ ALEP #SEGURANÇA BAIRROS CURITIBA #EVENTOS PEDREIRA PAULO LEMINSKI#CÂMARA MUNICIPAL CMM #CÂMARA DE CURITIBA CMC #AUXÍLIO ESTADUAL #IPVA 2026 PR/AM
P U B L I C I D A D E
Home Política Roberto Cidade quer premiar restaurantes que oferecerem abrigo e banheiro a entregadores no Amazonas

Roberto Cidade quer premiar restaurantes que oferecerem abrigo e banheiro a entregadores no Amazonas

Segundo o PL, os estabelecimentos, de maneira voluntária, que desejarem obter o selo deverão comprovar que oferecem aos entregadores,
Por Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM | Jornalista | MTB 1697/AM
Publicado em 16/02/2026 às 14:03
Roberto Cidade quer premiar restaurantes que oferecerem abrigo e banheiro a entregadores no Amazonas
Foto: Divulgação
Compartilhe!

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), apresentou Projeto de Lei (07/2026) que institui o Selo “Estabelecimento Amigo do Entregador”. A matéria incentiva e reconhece estabelecimentos comerciais e de serviço que adotem práticas de apoio, acolhimento e proteção aos trabalhadores que realizam entregas por meio de aplicativos e serviços de delivery.

RESUMO DO REMADOR +
  • O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), apresentou Projeto de Lei (07/2026) que institui o Selo “Estabelecimento Amigo do Entregador”.
  • A matéria incentiva e reconhece estabelecimentos comerciais e de serviço que adotem práticas de apoio, acolhimento e proteção aos trabalhadores que realizam entregas por meio de aplicativos e serviços de delivery.
  • “Temos centenas de amazonenses que saem de suas casas todos os dias, arriscam suas vidas no trânsito, para movimentar a economia do Estado, e garantir a renda para sustentar a família.

Segundo o PL, os estabelecimentos, de maneira voluntária, que desejarem obter o selo deverão comprovar que oferecem aos entregadores, de forma acessível e sem qualquer discriminação, pelo menos dois tipos de apoio, como acesso a água potável, instalações sanitárias adequadas, abrigo contra sol e chuva ou local para descanso durante a espera de pedidos.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE

“Temos centenas de amazonenses que saem de suas casas todos os dias, arriscam suas vidas no trânsito, para movimentar a economia do Estado, e garantir a renda para sustentar a família. Nossa intenção é incentivar os empresários e empreendedores a ofertarem condições dignas a quem corrobora diretamente com a empresa deles: os entregadores”, comentou Roberto Cidade.

A lei proposta por Cidade prevê que o selo seja concedido por órgão competente do Poder Executivo Estadual e que tenha validade de dois anos, podendo ser renovado mediante comprovação da manutenção das condições exigidas.

O projeto também garante que os estabelecimentos certificados possam utilizar o selo em suas fachadas, materiais publicitários, plataformas de entrega e redes sociais.

Entre os incentivos previstos estão: divulgação institucional gratuita nos canais oficiais do Estado relacionadas a consumo consciente e responsabilidade social; prioridade em programas estaduais de incentivo ao comércio e à economia local, além de reconhecimento público em eventos e campanhas de valorização do trabalho.

Na justificativa do projeto, o deputado Roberto Cidade destaca ainda que a proposta responde às dificuldades enfrentadas pelos entregadores, especialmente diante das condições climáticas do Amazonas, que podem agravar o desgaste físico durante longas jornadas de trabalho.

“Nós moramos em uma região, que dependendo da época o calor é extremo, com temperaturas próximas a 40 °C, além de períodos de chuvas intensas, fatores que aumentam o desgaste físico, os riscos à saúde e a vulnerabilidade de quem permanece longas horas em deslocamento ou aguardando pedidos sem acesso à infraestrutura mínima. A proposta adota o modelo de certificação voluntária e incentivo reputacional, já testado com boa aceitação social. O Selo vai funcionar como instrumento de valorização pública, induzindo comportamentos socialmente responsáveis e fortalecendo a imagem institucional das empresas aderentes”, justificou o parlamentar.

Roberto Cidade cita como exemplo a proposta do Governo do Amazonas que inaugurou em dezembro do ano passado, na avenida Itaúba, na zona Leste de Manaus, o primeiro Pit Stop do Motociclista Legal, que funciona diariamente por 24 horas, com acesso gratuito para mototaxistas, motofretistas, ciclistas entregadores e profissionais que atuam em motocicletas. A estrutura oferece banheiro, sala climatizada, área de descanso, bebedouro, compressor para calibragem de pneus e televisão.

Conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), mais de 78 mil motociclistas têm carteira de habilitação com registro EAR (Exerce Atividade Remunerada).

📌 Leia mais notícias sobre Política no Portal Remador.

🚨 TÁ NO REMADOR!

Não fique por fora. Se a notícia é quente, ela chega primeiro aqui. Entre na nossa comunidade no WhatsApp.

COMPARTILHAR

Acompanhe o Portal Remador. Conteúdo autoral protegido.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SUGERIR CORREÇÃO