O Rio Negro segue subindo em Manaus, diferente do que é esperado para esta época do ano, quando normalmente o nível das águas começa a baixar. Na última sexta-feira (4), a medição feita pelo Porto da capital apontou 29,04 metros, uma marca que não era vista desde julho de 2014.
Apesar do aumento, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) informou que o rio não deve chegar ao recorde de 30,02 metros registrado em 2021, quando houve a maior cheia da história recente.
Além de Manaus, outros rios do estado também registram alta nos níveis das águas, como o Rio Amazonas em Itacoatiara e o Rio Solimões em Manacapuru. A razão principal para essa elevação, segundo o SGB, são as chuvas fortes que caíram recentemente na capital e em cidades próximas.
Confira os níveis dos principais rios do Amazonas registrados na última sexta-feira (4), conforme dados da Defesa Civil:
- Fonte Boa (Médio Solimões): 21,57 m
- Manacapuru (Baixo Solimões): 19,75 m
- Itacoatiara (Médio Amazonas): 14,42 m
- Parintins (Baixo Amazonas): 8,42 m
- Manaus (Rio Negro): 29,04 m
A cheia tem causado muitos transtornos no estado. Até o momento, 40 dos 62 municípios do Amazonas já decretaram situação de emergência por causa das enchentes. Mais de 530 mil pessoas já foram afetadas pela elevação dos rios.
