No início da noite deste sábado, 8/2, um desbarrancamento de terras atingiu a avenida Mário Ypiranga Monteiro, antiga avenida Recife, na zona Centro-Sul de Manaus. O prefeito David Almeida esteve no local acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Renato Junior, e de equipes da Seminf, Semulsp, IMMU e Defesa Civil. Diante da gravidade da situação, o prefeito determinou resposta imediata e a liberação da via ainda nesta noite.
“A cidade não pode parar. Assim que fomos informados do ocorrido, mobilizamos todas as equipes para uma ação emergencial e integrada. Nossa determinação é clara, a via será liberada antes da meia-noite, garantindo a segurança e a mobilidade da população”, afirmou o prefeito David Almeida.
O vice-prefeito e secretário da Seminf, Renato Junior, reforçou que a prefeitura tomará medidas para evitar novos deslizamentos e notificará os responsáveis pelo descarte irregular de lixo. “Nós vamos notificar o proprietário desse terreno, cumprindo uma determinação do prefeito David Almeida. Nossa gestão já realizou mais de 30 contenções de erosão nos últimos quatro anos e sabemos que há muitas áreas como essa que precisam de atenção. Mas estamos aqui, na chuva, no sol, a qualquer hora, para resolver os problemas da cidade”, afirmou.
A Defesa Civil identificou que o deslizamento ocorreu em uma área particular, conhecida como Sítio Cincinato, onde havia grande acúmulo de lixo próximo ao barranco. As chuvas intensas fizeram com que a água se infiltrasse no talude, causando o desmoronamento da encosta. O secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, coronel Lima Júnior, destacou que a situação já está sendo controlada.
“A Defesa Civil foi acionada de imediato pelo prefeito David Almeida, que coincidentemente passava pela via. Mobilizamos nossas equipes e parceiros para averiguar a situação. Identificamos um grande volume de lixo no local, o que pode ter influenciado o deslizamento. Nossa atuação envolve a limpeza da área, isolamento do perímetro e a liberação segura da via. Qualquer situação de risco deve ser comunicada pelo número 199 da Defesa Civil”, explicou o coronel.
A Semulsp já está com equipes atuando na remoção dos resíduos e na lavagem da via. O secretário Sabá Reis garantiu que o serviço será finalizado nas próximas horas. “Mesmo sendo um sábado de muita chuva, estamos de prontidão. Todos os operadores de máquinas e motoristas foram acionados, e nossa meta é concluir esse serviço antes da meia-noite. O prefeito esteve aqui pessoalmente e determinou que tudo seja resolvido rapidamente”, destacou.
O IMMU monitora o trânsito na área para reduzir impactos. O diretor-presidente do órgão, Paulo Henrique Ventilari, explicou como está o fluxo de veículos. “Houve um afunilamento na via, mas não há interdição total. O tráfego segue com uma faixa em cada sentido, e nossos agentes estão no perímetro orientando os motoristas sobre as rotas alternativas, até que a via seja totalmente liberada”, informou.
A Prefeitura de Manaus segue com equipes mobilizadas para garantir a recuperação da área e reforça o alerta para que a população evite o descarte irregular de lixo, uma das principais causas de deslizamentos em períodos chuvosos.
— — —
Texto – Emanuelle Baires / Semcom e Alessandra Taveira / Gab. Vice-prefeito
Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom – Divulgação / Defesa Civil e Seminf
Publicado em – https://www.manaus.am.gov.br/noticia/acao/servicos-contensao-erosao/