URGENTE
COBERTURA DO
CARNAVAL
Manaus, Sexta, 13 de Fev de 2026
Assuntos:
#PREFEITO DAVID ALMEIDA #POSSE DA ALEAM #ABERTURA TRABALHOS CMM #POLÍCIA PRENDE#GOVERNADOR WILSON LIMA #AUXÍLIO ESTADUAL #CONCURSO SEGURANÇA AM #CARNAILHA 2026#FESTIVAL DE PARINTINS #REFORÇO POLICIAL INTERIOR #DAVID ALMEIDA REELEIÇÃO #INVESTIGAÇÃO PF#PASTORA PRESA MANAUS #TRÂNSITO AVENIDA DAS TORRES #MORTES NO COMANDO VERMELHO #PREFEITURA DE MANAUS
P U B L I C I D A D E
Home Amazonas+ MPF requer medidas urgentes contra despejo de esgoto em Novo Airão no Amazonas

MPF requer medidas urgentes contra despejo de esgoto em Novo Airão no Amazonas

A Justiça Federal do Amazonas determinou, em caráter de urgência, que a Prefeitura de Novo Airão adote medidas imediatas para cessar o despejo de esgoto no Rio Negro. Atendendo a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), a decisão exige reparos urgentes na estação de tratamento de esgoto do Residencial Peixe-Boi, com prazo máximo de […]
Por Redação do Portal Remador | Jornalista | MTB 1697/AM
Publicado em 10/02/2024 às 10:22
MPF requer medidas urgentes contra despejo de esgoto em Novo Airão no Amazonas
Foto: Divulgação
Compartilhe!

A Justiça Federal do Amazonas determinou, em caráter de urgência, que a Prefeitura de Novo Airão adote medidas imediatas para cessar o despejo de esgoto no Rio Negro. Atendendo a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), a decisão exige reparos urgentes na estação de tratamento de esgoto do Residencial Peixe-Boi, com prazo máximo de 30 dias para a sua implementação.

RESUMO DO REMADOR +
  • A Justiça Federal do Amazonas determinou, em caráter de urgência, que a Prefeitura de Novo Airão adote medidas imediatas para cessar o despejo de esgoto no Rio Negro.
  • Atendendo a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), a decisão exige reparos urgentes na estação de tratamento de esgoto do Residencial Peixe-Boi, com prazo máximo de 30 dias para a sua implementação.
  • Segundo informações apresentadas em uma ação civil pelo MPF, a estação de tratamento de efluentes do Residencial Peixe-Boi está inoperante há anos, resultando no despejo direto de dejetos no Rio Negro.

Segundo informações apresentadas em uma ação civil pelo MPF, a estação de tratamento de efluentes do Residencial Peixe-Boi está inoperante há anos, resultando no despejo direto de dejetos no Rio Negro. O procurador da República Rafael da Silva Rocha destacou que essa situação representa uma grave agressão ao meio ambiente, afetando não apenas o rio, mas também o Parque Nacional de Anavilhanas, uma unidade de conservação federal.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE

O Residencial Peixe-Boi, construído através do Programa Minha Casa Minha Vida, abriga mais de 2 mil moradores em suas 340 residências. De acordo com o MPF, a responsabilidade pela manutenção dos sistemas e áreas comuns do empreendimento é do município de Novo Airão, conforme acordo firmado com a Caixa Econômica Federal, financiadora da obra.

Além da interrupção imediata do despejo de esgoto, a decisão judicial determina que a prefeitura estabeleça um calendário periódico de reparos e manutenção na estação de tratamento de esgoto do Residencial Peixe-Boi, visando evitar futuras poluições.

A visita de técnicos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) em junho de 2023 constatou a poluição do igarapé próximo ao Residencial Peixe-Boi, causada pela ausência de tratamento de esgoto doméstico e de águas pluviais, afetando diretamente os moradores locais.

Além das medidas emergenciais, o MPF busca uma condenação financeira dos réus, que incluem o Município de Novo Airão, a Caixa Econômica Federal e a União, visando reparar os danos ambientais causados. Os valores arrecadados com a condenação serão destinados ao Núcleo de Gestão Novo Airão/PARNA Anavilhanas, do ICMBio, em prol da proteção ambiental.

📌 Leia mais notícias sobre Amazonas+ no Portal Remador.

🚨 TÁ NO REMADOR!

Não fique por fora. Se a notícia é quente, ela chega primeiro aqui. Entre na nossa comunidade no WhatsApp.

LEIA TAMBÉM NO REMADOR:

  • De 5km a 42km, veja percursos, hidratação e como se inscrever na Maratona de Manaus 2026
  • David Almeida apresenta balanço recorde na CMM e projeta nova era de infraestrutura até 2028
  • Confira os confrontos que movimentam os gramados brasileiros nesta semana
  • Prefeitura de Coari lança Mutirão de Cirurgias Eletivas com 4 mil procedimentos programados para 2026
COMPARTILHAR

Acompanhe o Portal Remador. Conteúdo autoral protegido.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SUGERIR CORREÇÃO