Pular para o conteúdo principal
Portal Remador - Hard News de Manaus e Amazonas
AMAZONAS+

Médicos alertam para redução de leitos no Hospital 28 de Agosto em Manaus; Secretaria nega

Manaus – Médicos que prestam serviços de ortopedia e cirurgia no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, em Manaus, usaram as redes sociais nesta segunda-feira (16/12) para denunciar a redução de leitos no hospital. Segundo os profissionais, a mudança na gestão do estabelecimento, agora administrado pela Organização Social Agir, pode diminuir em até um terço […]
SIGA O PORTAL:
Médicos alertam para redução de leitos no Hospital 28 de Agosto em Manaus; Secretaria nega
FOTO: DIVULGAÇÃO
Compartilhe!

Manaus – Médicos que prestam serviços de ortopedia e cirurgia no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, em Manaus, usaram as redes sociais nesta segunda-feira (16/12) para denunciar a redução de leitos no hospital. Segundo os profissionais, a mudança na gestão do estabelecimento, agora administrado pela Organização Social Agir, pode diminuir em até um terço a oferta de vagas.

A médica ortopedista Carol Antony Houagen do Instituto de Traumato-Ortopedia do Amazonas (Itoam), afirmou que a saúde do estado “regrediu muitos passos”. Em áudios e textos divulgados nas redes sociais, ela alertou que o hospital poderá reduzir drasticamente o número de pacientes atendidos. “Atualmente, 110 pessoas aguardam cirurgias ortopédicas, mas, com a redução de leitos, apenas 36 poderão ser atendidas”, disse Carol.

Alerta à população

Os médicos recomendam que a população evite recorrer ao hospital durante as festas de fim de ano devido à possível sobrecarga no atendimento e à limitação de leitos. A situação preocupa especialmente em um período em que a demanda costuma aumentar por conta de acidentes e emergências típicos das festas.

“Estamos avisando a população para que procure outras alternativas de atendimento, pois a situação no hospital está complicada”, disse um dos profissionais que preferiu não se identificar.

Governo nega problemas

Em resposta às denúncias, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) informou, em nota emcaminhada ao , que o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto está funcionando normalmente. Segundo a secretaria, não há qualquer problema na oferta de leitos ou atendimento à população.

A SES-AM afirmou ainda que o hospital ganhou 50 novos leitos recentemente e que a mudança na gestão, com a criação do Complexo Hospitalar Sul (formado pelo 28 de Agosto e o Instituto Dona Lindu), busca ampliar e dar mais eficiência aos atendimentos.

Atendimentos garantidos

O Remador perguntou sobre as altas dadas na denúncia, mas de acordo com a SES-AM, as altas médicas concedidas seguem os protocolos de urgência e emergência, ocorrendo apenas para pacientes com quadro clínico estável. A secretaria também destacou que tanto o Hospital 28 de Agosto quanto o Instituto Dona Lindu continuam atendendo as mesmas especialidades, 24 horas por dia, garantindo cobertura completa aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto de Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM
Redação Remador

Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez é jornalista profissional (MTB 1697/AM) com ampla experiência na cobertura política, econômica e cotidiana do Amazonas. Fundador do Portal Remador, dedica-se a levar informação precisa sobre Manaus e os municípios do interior, com foco em transparência e interesse público. Especialista em análise política regional e cobertura das Eleições 2026.