A entrega da Comenda Juscelino Kubitschek (JK) ao secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Amazonas (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, na quinta-feira (2/10), no Rio de Janeiro, simboliza mais que uma homenagem individual. Trata-se do reconhecimento nacional de políticas públicas que unem inclusão social, fortalecimento do mercado imobiliário e geração de empregos.
A honraria, concedida pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), destacou a relevância dos programas Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e Amazonas Meu Lar, iniciativas que têm reposicionado o estado como referência em habitação popular e desenvolvimento urbano no cenário nacional.
O gesto do Cofeci ganha outros contornos de peso pelo fato de a Comenda JK de, ao homenagear Campêlo, o conselho reconhecer a capacidade de os programas do governo estadual ultrapassarem a área social e influenciarem setores estratégicos, como a construção civil e a atividade dos corretores de imóveis.
Ao receber a comenda, Marcellus Campêlo lembrou que a política habitacional, além de garantir moradia digna, movimenta cadeias econômicas que impactam milhares de trabalhadores e que se sente muito honrado em receber a homenagem, por um trabalho que desenvolve sob a liderança do governador Wilson Lima.
“O Amazonas Meu Lar não é apenas um programa de habitação. Ele abriu portas para o fortalecimento do mercado imobiliário, valorizou o trabalho dos corretores de imóveis e gerou novas oportunidades na construção civil. Além disso, representa num grande benefício para as famílias do Amazonas, na realização do sonho da casa própria. Esse prêmio é resultado de um esforço coletivo do nosso governo e um reconhecimento à população que tem sido beneficiada por essas políticas”, disse o secretário, que também é 2º vice-presidente estadual do partido União Brasil.
O governador Wilson Lima, presidente estadual da sigla, ressaltou a importância de ver o estado sendo reconhecido em uma instância nacional ligada a um setor vital da economia. “Nossos programas de habitação cumprem um papel social fundamental, mas também impulsionam investimentos, fortalecem o mercado e geram empregos. Esse reconhecimento mostra que o Amazonas está no caminho certo: transformando a vida das pessoas e, ao mesmo tempo, dinamizando a economia”, afirma.
O Amazonas Meu Lar, coordenado pela Sedurb, já beneficiou quase 29 mil famílias com soluções de moradia e regularização fundiária, totalizando investimentos de R$ 4,7 bilhões em parceria com o governo federal. Uma de suas linhas mais expressivas, o Subsídio Entrada do Meu Lar, tem garantido às famílias de baixa renda o valor necessário para a entrada em financiamentos habitacionais, recurso que, segundo a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM), coloca o estado entre os maiores subsídios do país e gera reflexos diretos na atuação dos corretores de imóveis.
» INTEGRAÇÃO SOCIAL – Paralelamente, o Prosamin+ segue requalificando áreas de risco em Manaus, com investimentos de US$ 114 milhões. O programa já reassentou mais de 1,7 mil famílias e prevê a construção de novos parques residenciais, integrando habitação, saneamento e mobilidade.
Para o presidente do Cofeci, João Teodoro da Silva, a entrega da comenda reforça o entendimento de que boas políticas públicas de habitação dialogam diretamente com o setor econômico. “Gestores como o secretário Marcellus Campêlo demonstram que, quando o governo cria condições, não apenas a população mais vulnerável é atendida, mas, toda a cadeia produtiva do mercado imobiliário é fortalecida”, destaca.
M