Informações de Data e Hora
Patrocinador do Remador
Anúncio AdSense com Atualização Automática

Manaus (AM) – O plano de universalização do serviço de esgotamento sanitário segue com atividades em diversas áreas da capital amazonense. No conjunto Amadeu Botelho, no bairro Novo Aleixo, zona Norte da cidade, equipes se dividem em serviços de implantação de rede, ligação nova e interligação com estrutura voltada para áreas de maior complexidade. Mais de 2 mil pessoas serão beneficiadas pelo serviço.

As obras iniciaram no segundo semestre do ano passado e têm previsão para serem concluídas no início de março. Ao todo, estão em processo de implantação mais de 3,8 mil metros de rede coletora de esgoto. Os serviços fazem parte do programa Trata Bem Manaus e ocorrem nos períodos do dia e da noite.

Conteúdo Patrocinado
News Ticker
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Na avenida Coronel Sávio Belota, as obras de implantação de rede, que necessitam de uma interdição maior, ocorrem à noite. Durante o dia, as equipes se dividem para realizar os serviços de ligação nova. Para que o serviço seja realizado com segurança, o trecho é interditado parcialmente.

    “A escolha do horário das atividades é justamente para gerar o mínimo de impacto ao cotidiano da população que utiliza esta, que é uma das principais vias do bairro Novo Aleixo. Durante a noite, realizamos as intervenções maiores, e de dia atuamos em pequenos trechos”, destaca o gerente de Projetos da concessionária, Jean Damasceno.

    No bairro, os moradores estão bem receptivos com a chegada do serviço. O comerciante Alfredo de Andrade, que trabalha no local há 23 anos, fez questão de acompanhar a instalação do ramal que irá interligar o imóvel dele à rede de esgoto.

    “Eu faço questão de participar deste sistema porque sei da importância do esgoto tratado para saúde da população, para o meio ambiente e até para valorização dos nossos imóveis. Em Manaus, temos muitos igarapés que hoje estão poluídos e meu sonho é voltar a tomar banho neles. Eu penso que isso só é possível através do saneamento”, disse.

    Adaptação

    Em paralelo, outra via do conjunto também recebe os serviços da concessionária. Na rua Sol Poente, é realizada a interligação da tubulação que recebe o esgoto das residências à rede que irá levar os dejetos para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Timbiras, no bairro Cidade Nova.

    Por se tratar de uma área complexa, foi necessário montar um projeto especial que se adaptasse à realidade local. A estrutura implantada tem 26 metros de altura e 66 metros de extensão.

    Outro trecho do bairro, com as mesmas características, também já recebeu este tipo de estrutura. Na rua Aurora, foram 68 metros de extensão de tubulação com 18 metros de altura.

    “Tínhamos uma rede na parte de cima do bairro e precisávamos interligar na tubulação que passa na parte de baixo. Para isto, escavamos ao lado do escadão que dá acesso às duas áreas. Com auxílio de equipamentos e mão de obra qualificada, realizamos a interligação que irá proporcionar que o esgoto coletado chegue à ETE para ser tratado”, destaca Damasceno.

    Trata Bem Manaus

    O programa tem como objetivo ampliar os serviços de coleta e tratamento de esgoto na cidade. A meta é universalizar o acesso dos moradores da cidade ao sistema em menos de 10 anos.

    “Estamos com frentes de obras espalhadas por toda cidade, seja em áreas regulares ou em locais de difícil acesso, como em becos e palafitas. Também já iniciamos a construção de novas estações de tratamento. A população tem papel ímpar nesse processo que irá melhorar a qualidade de todo ecossistema”, ressalta o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.

    Patrocinador
    Anúncio AdSense com Atualização Automática
    Share.
    Patrocinador do Remador
    Patrocinador do Remador
    Patrocinador do Remador

    Portal Remador

    Faça sua denúncia agora!

    Pular para o conteúdo