URGENTE
Portal Remador
Selo Editorial
EDITORIAL
Autazes
Urgente Presidente de ‘A Grande Família’ é preso em Manaus após denúncia de agressão contra ex-companheira
Manaus, Quinta, 5 de Fev de 2026
Assuntos:
#PREFEITO DAVID ALMEIDA #POSSE DA ALEAM #ABERTURA TRABALHOS CMM #POLÍCIA PRENDE#GOVERNADOR WILSON LIMA #AUXÍLIO ESTADUAL #CONCURSO SEGURANÇA AM #CARNAILHA 2026#FESTIVAL DE PARINTINS #REFORÇO POLICIAL INTERIOR #DAVID ALMEIDA REELEIÇÃO #INVESTIGAÇÃO PF#PASTORA PRESA MANAUS #TRÂNSITO AVENIDA DAS TORRES #MORTES NO COMANDO VERMELHO #PREFEITURA DE MANAUS
P U B L I C I D A D E
Home Amazonas+ Autazes LUPPA seleciona Autazes para nova edição do programa de política alimentar

LUPPA seleciona Autazes para nova edição do programa de política alimentar

Iniciativa apoiará compromissos do município na construção de um sistema voltado para a alimentação mais saudável, justa e sustentável
Por Redação do Portal Remador | Jornalista | MTB 1697/AM
Publicado em 12/12/2025 às 17:08
LUPPA seleciona Autazes para nova edição do programa de política alimentar
Foto: Reprodução
Compartilhe!

O LUPPA (Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares) anunciou que, para sua próxima edição, Autazes passará a fazer parte da iniciativa, que consiste em uma plataforma colaborativa e um programa contínuo de aprendizagem. O objetivo é apoiar e facilitar a promoção de políticas alimentares com abordagem sistêmica, de forma intersetorial, coerente e participativa. Outros dez municípios também foram incorporados à rede, uma realização do Instituto Comida do Amanhã, em parceria com o ICLEI América do Sul.

RESUMO DO REMADOR +
  • O LUPPA (Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares) anunciou que, para sua próxima edição, Autazes passará a fazer parte da iniciativa, que consiste em uma plataforma colaborativa e um programa contínuo de aprendizagem.
  • O objetivo é apoiar e facilitar a promoção de políticas alimentares com abordagem sistêmica, de forma intersetorial, coerente e participativa.
  • Outros dez municípios também foram incorporados à rede, uma realização do Instituto Comida do Amanhã, em parceria com o ICLEI América do Sul.

O anúncio foi feito durante o LUPPA WEB, live transmitida pelo YouTube do Comida do Amanhã, evento que marcou o encerramento da jornada atual e apresentou os próximos passos da iniciativa, que entra agora em sua quinta edição.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE

Assim como as demais cidades selecionadas, Autazes foi escolhida a partir de critérios que priorizam diversidade territorial e o fortalecimento de políticas alimentares em diferentes realidades brasileiras. Outros municípios contemplados foram: Altamira (PA), Bayeux (PB), Boa Vista (RR), Cruzeiro do Sul (AC), Montenegro (RS), Parauapebas (PA), Planaltina (GO), Ribeirão das Neves (MG), São José dos Pinhais (PR) e Ubá (MG).

As atividades do LUPPA são organizadas em ciclos anuais, denominados edições. Cada edição tem início com a seleção de novas cidades e, entre as diversas atividades de cada jornada LUPPA, é realizado anualmente o LUPPA LAB, um encontro presencial para troca de experiências entre gestores municipais.

Na quinta edição, o encontro presencial acontecerá em Caxias do Sul (RS), em data ainda a ser definida. O programa conta também com a fase de mentorias, entre cidades mentoras e mentoradas. A cada dois meses são promovidos seminários e oficinas de acompanhamento com toda a comunidade LUPPA.

Segundo os gestores do programa, a quinta edição do LUPPA chega em um momento decisivo. Desde 2021 o LUPPA vem se consolidando como uma das iniciativas mais inovadoras em políticas públicas alimentares, reunindo mais de 60 municípios, distribuídos em 18 estados, além de cinco cidades mentoras. O programa é reconhecido internacionalmente por sua capacidade de articular governos locais para enfrentar desafios alimentares, ambientais e climáticos com uma abordagem sistêmica.

Para Juliana Tângari, diretora do Comida do Amanhã, o LUPPA se renova a cada edição, à medida em que a comunidade cresce e amplia-se a capacidade de ação dos municípios e, consequentemente, a expectativa de impacto: “A quinta edição marca um amadurecimento do programa, com lições acumuladas, mas certamente muitos desafios ainda a enfrentar”, afirma.

“A expansão do LUPPA evidencia como as políticas alimentares têm sido estratégicas para as cidades e para o desenvolvimento urbano sustentável. Ao investir nessa agenda, os municípios contribuem para o fortalecimento da segurança alimentar, valorizam a produção local e constroem respostas mais eficazes para os desafios climáticos e sociais. A chegada de novas cidades agrega a essa trajetória com mais representatividade geográfica, troca de experiências e boas práticas”, reforça Rodrigo Perpétuo, secretário-executivo do ICLEI América do Sul.

Sobre o Programa

O LUPPA é uma plataforma colaborativa e um programa contínuo de aprendizagem, para apoiar e facilitar que cidades promovam políticas alimentares com abordagem sistêmica, de forma intersetorial, coerente e participativa. Idealizado pelo Instituto Comida do Amanhã em correalização com o ICLEI Brasil, conta com o apoio pleno do Instituto Ibirapitanga, do ICS – Instituto Clima e Sociedade, ITAÚSA e do Instituto Infinis, além do apoio institucional da FAO Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e da parceria metodológica da Reos Partners Brasil.

COMPARTILHAR

Acompanhe o Portal Remador. Conteúdo autoral protegido.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE