URGENTE
EDITORIAL
PARINTINS
Urgente Xadrez Eleitoral: O plano estratégico por trás da ida de Tadeu para o PP e a pré-candidatura de Wilson Lima
Manaus, Quinta, 12 de Fev de 2026
Assuntos:
#PREFEITO DAVID ALMEIDA #POSSE DA ALEAM #ABERTURA TRABALHOS CMM #POLÍCIA PRENDE#GOVERNADOR WILSON LIMA #AUXÍLIO ESTADUAL #CONCURSO SEGURANÇA AM #CARNAILHA 2026#FESTIVAL DE PARINTINS #REFORÇO POLICIAL INTERIOR #DAVID ALMEIDA REELEIÇÃO #INVESTIGAÇÃO PF#PASTORA PRESA MANAUS #TRÂNSITO AVENIDA DAS TORRES #MORTES NO COMANDO VERMELHO #PREFEITURA DE MANAUS
P U B L I C I D A D E
Home Festival de Parintins Festival de Parintins 2025: Sejusc fortalece a conscientização de direitos humanos e combate a violências

Festival de Parintins 2025: Sejusc fortalece a conscientização de direitos humanos e combate a violências

O Festival de Parintins é uma celebração da diversidade, que reúne pessoas de diferentes idades, gêneros, raças, etnias e origens. O respeito à pluralidade e às identidades deve estar presente em todos os momentos. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) vai reforçar o trabalho de fortalecimento da conscientização […]
Por Leuzimar Rodrigues | jornalista MTB 1705/AM | Jornalista | MTB 1697/AM
Publicado em 13/06/2025 às 19:09
Festival de Parintins 2025: Sejusc fortalece a conscientização de direitos humanos e combate a violências
Foto: Divulgação
Compartilhe!

O Festival de Parintins é uma celebração da diversidade, que reúne pessoas de diferentes idades, gêneros, raças, etnias e origens. O respeito à pluralidade e às identidades deve estar presente em todos os momentos. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) vai reforçar o trabalho de fortalecimento da conscientização de direitos humanos e combate às violências.

RESUMO DO REMADOR +
  • O Festival de Parintins é uma celebração da diversidade, que reúne pessoas de diferentes idades, gêneros, raças, etnias e origens.
  • O respeito à pluralidade e às identidades deve estar presente em todos os momentos.
  • Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) vai reforçar o trabalho de fortalecimento da conscientização de direitos humanos e combate às violências.

Para a secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, todas as ações representam o compromisso do Estado em promover uma festa onde todos e todas se sintam bem-vindos e respeitados.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE

“O Festival de Parintins foi fortalecido na gestão do governador Wilson Lima e, a cada ano, trazemos mais atividades que incluam todos os públicos e mostrem que o executivo estadual valoriza a nossa cultura, mas também valoriza as pessoas e é isso que faz o festival ser grandioso como é”, avalia a secretária.

Desde o ano passado, a pasta capacita a rede hoteleira e os comércios em geral sobre a aplicação do Protocolo Não é Não. Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), foi uma das primeiras cidades do Brasil a aplicar o protocolo em um grande evento. Em 2024, as capacitações foram realizadas em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

A Lei 14.786 entrou em vigor no dia 25 de junho de 2024 e consiste no acolhimento à mulher em situação de vioência, suporte imediato para garantir um ambiente seguro e acolhedor, e autonomia da pessoa agredida, respeitando suas decisões quanto aos passos seguintes. Neste ano, os representantes dos locais já capacitados terão uma reciclagem do conteúdo e receberão uma identificação de espaço seguro.

Crianças e adolescentes

Também cabe à Sejusc a fiscalização, junto à rede de proteção, da entrada de crianças de 10 anos nas galeras e de 6 anos nos espaços privados do Bumbódromo. A medida segue a Portaria nº 3/2025, da 2ª Vara da Comarca de Parintins, que regula e orienta sobre a presença de crianças e adolescentes nas festas, ensaios e apresentações dos bumbás Caprichoso e Garantido.

Os servidores estarão nas ruas para ampliar a informação aos pais e responsáveis, e fornecer crachás de identificação obrigatórios para as crianças e adolescentes.

Direitos Humanos

O combate à xenofobia e promoção dos direitos da população LGBTQIAPN+ são outras pautas que a Sejusc vai reforçar durante o Festival, com informações sobre como identificar os crimes e os canais de denúncias. Do mesmo modo do Não é Não, a secretaria vai identificar os estabelecimentos que passarem pela capacitação como um espaço seguro a ser frequentado.

Além disso, a pasta vai promover, pela primeira vez, o Circuito do Orgulho, em alusão ao Dia do Orgulho, celebrado internacionalmente no dia 28 de junho.

📌 Leia mais notícias sobre Festival de Parintins no Portal Remador.

🚨 TÁ NO REMADOR!

Não fique por fora. Se a notícia é quente, ela chega primeiro aqui. Entre na nossa comunidade no WhatsApp.

LEIA TAMBÉM NO REMADOR:

  • Bumbás Garantido e Caprichoso divulgam calendário oficial para o Festival de Parintins 2026
  • “Parintins é a capital brasileira da cultura”, afirma coordenador do MinC em visita ao Caprichoso
  • Carnailha 2026: Parintins abre credenciamento de imprensa para a maior folia do interior
  • Caprichoso escolhe coreografia para exaltar Cleise Simas no Curral Zeca Xibelão
COMPARTILHAR

Acompanhe o Portal Remador. Conteúdo autoral protegido.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SUGERIR CORREÇÃO