O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), encerrou, nesta sexta-feira (11/04), na Vila Olímpica de Manaus, a programação especial voltada a conscientização sobre pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A programação teve início no dia 2 de abril, com a divulgação de um vídeo voltado à conscientização, ocorrendo ainda palestra para os colaboradores e atividades físicas adaptadas oferecidas aos atletas durante a semana.
“Realizamos a gincana adaptada e isso finaliza a semana de conscientização de pessoas com TEA. Isso mostra que o esporte é inclusão, tanto aqui na Vila Olímpica de Manaus quanto em outros núcleos da capital, atendendo mais de 65 pessoas com essa condição. O Governo do Amazonas tem preparado e investido nessa equipe multidisciplinar para que possamos formar novos cidadãos para o futuro”, disse o secretário da Sedel, Jorge Oliveira.
As atividades realizadas, que contaram com a participação de atletas de vários núcleos do Pelci da capital amazonense, reforçam o compromisso da Sedel em oferecer um ambiente esportivo mais acessível, acolhedor e humano. A ação reforçou a importância de oferecer oportunidades no desenvolvimento físico, social e emocional, colocando o esporte como ferramenta de inclusão e cidadania. Como no caso do atleta Joseph Saúl, do núcleo da Casinha Branca, zona Leste de Manaus.

“O meu filho entrou agora no futebol, isso tem ajudado muito no controle emocional e na coordenação motora. No Pelci os professores oferecem um ótimo suporte, mesmo com muitas crianças os eles têm esse olhar diferenciado, essa atenção vem ajudando meu filho a se desenvolver na modalidade”, exaltou a mãe do atleta Joseph Saúl, Leida Cristina
O Abril Azul é uma campanha nacional de conscientização sobre o autismo, cujo objetivo é promover a informação, combater o preconceito e ampliar o diálogo sobre os direitos e desafios das pessoas com TEA. A cor azul foi escolhida em alusão à maior incidência do diagnóstico em meninos, e o mês de abril foi definido por conta do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.
Fotos: Divulgação/Sedel