Manaus – A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Manaus irá ter um novo comando. O professor Luiz Gonzaga Campos de Souza, conhecido como “Ló”, foi anunciado como o novo secretário de Educação, sucedendo Dulce Almeida, que agora assume o cargo de vice-presidente para assuntos administrativos no Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE). A mudança ocorre em um momento de transição de importantes projetos para a educação de Manaus, com destaque para o desenvolvimento de políticas educacionais e a criação da “Cidade do Autista”, um projeto voltado para o atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Luiz Gonzaga, de 59 anos, é amazonense e tem uma sólida carreira na gestão pública. Formado em Ciências Contábeis e Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o novo secretário tem especialização em Finanças e Políticas Públicas pela University of Chicago e mestrado em Engenharia de Produção. Sua experiência inclui passagens por cargos de relevância, como Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), secretário de Fazenda de Roraima e de Administração do Amazonas, além de ter atuado como secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Manaus.
Dulce Almeida, que esteve à frente da Semed desde março de 2022, deixa o cargo após um período de grandes conquistas para a educação municipal. Durante sua gestão, Manaus registrou avanços significativos no Índice de Desenvolvimento Básico da Educação (Ideb), com o município saltando da 13ª para a 6ª posição no ensino fundamental nos anos iniciais e da 13ª para a 5ª posição nos anos finais, conforme dados do Ministério da Educação (MEC).