Acesse o site da Águas de Manaus Acesse o site da Águas de Manaus
ELEIÇÕES 2026

Declaração de Roberto Cidade sobre autismo gera repercussão negativa na mídia nacional

Compartilhe!
Declaração de Roberto Cidade sobre autismo gera repercussão negativa na mídia nacional
Foto: Divulgação
Compartilhe!

Manaus (AM) -Durante o debate realizado na noite de quinta-feira (8) pela TV Bandeirantes, o deputado estadual e candidato à prefeitura de Manaus, Roberto Cidade (União Brasil), fez uma declaração que gerou forte reação nas redes sociais e na mídia nacional. Ao discutir questões relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), Cidade comentou que “infelizmente” seu filho é autista, o que foi considerado insensível e capacitista por muitos.

A declaração foi criticada publicamente por seu adversário no debate, Amom Mandel, que repreendeu Cidade pela escolha das palavras. A fala do candidato rapidamente se espalhou, sendo destacada por grandes veículos de comunicação como O Globo, CNN, Carta Capital e Revista Fórum.

Sua fala não tira seu mérito:

Em 2022, Roberto Cidade apresentou o Projeto de Lei (PL) nº 433/22, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para ampliar o cuidado com pessoas do espectro autista. O projeto visa instituir o Programa Estadual de Acompanhamento Pré-natal e Pós-parto para gestantes com TEA, oferecendo, além do acompanhamento ginecológico e obstétrico pelo Sistema Único de Saúde (SUS), suporte psicológico e psiquiátrico.

O PL também prevê que as gestantes com TEA tenham um plano de parto multidisciplinar, desenvolvido em conjunto entre obstetra, psicólogo e psiquiatra, para atender suas necessidades ao longo da gravidez e no momento do parto. Além disso, o projeto exige a presença de um psicólogo ou psiquiatra e de um familiar durante todo o trabalho de parto, e prevê acompanhamento mensal à criança para identificação do TEA e suporte médico adequado.

Compartilhe!
Written by
Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez, formado em Comunicação Social, acumula mais de 10 anos de experiência em assessoria de imprensa parlamentar e é especialista em estratégias políticas e marketing político.